• Carregando...
 | Reprodução
| Foto: Reprodução

Em Curitiba, várias pessoas trocaram o carro e o ônibus pela bicicleta, para percorrer principalmente pequenas e médias distâncias. Para facilitar a vida desses ciclistas, o movimento Bicicletando tem um site que informa as ruas e regiões com ciclovias e ciclofaixas de lazer, as regras de utilização da bicicleta no transporte público, locais com estrutura específica para estacionar a magrela, pontos de locação de bikes, entre outras coisas. O conteúdo do Guia Bicicletando (http://www.bicicletando.com.br/guia/) é atualizado a partir da colaboração de ciclistas de todo o país e cerca de 20 cidades foram mapeadas até agora.

No celular

O Bicicletando também desenvolveu um aplicativo para celular, que, além dessas informações, apresenta um "bicicletômetro" – que avisa os quilômetros percorridos e a quantidade de carbono que deixou de ser emitida. "Os carbonos viram uma ‘moeda’ de acumulação para troca de prêmios e, no futuro, também de alguns serviços. O importante é promover a bicicleta e a segurança em conduzi-la no trânsito urbano. O aplicativo é participativo e contamos com bikers de todo o Brasil para informar as vias cicláveis, os grupos de ciclismo, as rotas indicativas dos usuários e informações regionais", explica Perla Topper, fundadora do Bicicletando. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente na Apple Store.

No mundo da lua

Pedro Brodbeck

Há alguns dias, um carro da Câmara Municipal de Curitiba causou transtorno no estacionamento do Mercadorama do bairro São Lourenço. Por desatenção do motorista, o veículo foi estacionado fora de uma vaga, bem no meio do corredor de passagem dos carros (foto). Para piorar, o condutor não estava no estabelecimento – os alto-falantes do mercado tentaram localizar o motorista, mas ele não atendeu ao chamado. O automóvel ficou por lá atrapalhando o fluxo dos demais carros que frequentavam o supermercado por praticamente duas horas.

Dia do Amigo

Em homenagem ao Dia do Amigo, comemorado em 20 de julho (domingo), o Shopping Mueller está hoje com um espaço temático que traz placas com frases divertidas, para as pessoas tirarem fotos e declararem sua amizade. A ação continua nas redes sociais, por meio da postagem das fotos com a hashtag #MelhoresAmigosMueller. As melhores declarações serão compiladas em vídeos – um de 30’’ para o Facebook, e outro de 15’’, para o Instagram. O resultado será divulgado no Dia do Amigo. O espaço, que foi aberto ontem e funcionará até hoje, pode ser visitado das 14 às 20 horas, no piso subsolo.

Degustação no Mercado Municipal

Amanhã, entre 10 e 14 horas, quem passar pelo Mercado Municipal de Curitiba terá a chance de participar de uma degustação de pratos saudáveis preparados por merendeiras da Bacia Hidrográfica do Paraná 3 (BP3) – área de atuação do Programa Cultivando Água Boa, da Itaipu Binacional. O Cultivando Água Boa é um projeto de educação ambiental e geração de renda para as comunidades. Serão preparados pratos que estão no livro Receitas Saudáveis das Merendeiras da BP3, editado pela Itaipu. Todos são feitos a partir de produtos orgânicos, produzidos de forma sustentável.

Colaborou: Pedro Brodbeck

Dê sua opiniãoO que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]