• Carregando...

Alô, alô, Guarda Municipal! Estão aumentando as pichações em Curitiba nos últimos meses. Prédios públicos, residenciais ou em construção, nada escapa à ação dos vândalos do spray. Uma sugestão para os vereadores curitibanos que estão iniciando uma nova legislatura: que tal apresentar um projeto de lei que torne mais rigorosa a punição desses marginais? Com certeza contaria com o apoio total da população.

* * * * * *

Prato em conta 1

O restaurante popular da Praça Rui Barbosa continua sendo uma excelente alternativa para quem trabalha ou mora no centro de Curitiba e não anda bem de bolso. Na época de aulas, nota-se a presença de dezenas de estudantes na fila que se forma na praça, o que leva muita gente a pensar que nas férias o movimento possa cair. Ledo engano. Na sexta-feira, faltando 45 minutos para encerrar o horário de almoço, restavam apenas 150 refeições à venda...

Prato em conta 2

... Essa procura maciça da população pode sinalizar algo importante para a prefeitura: o centro da cidade precisa de pelo menos mais um desses restaurantes. A comida é boa, bem balanceada, e o preço nem se fala. Por que pagar R$ 5,00 por um prato feito em algum restaurante se pode comer melhor por R$ 1,00? E o que dizer de famílias inteiras que trabalham na área central, e que enfrentam dificuldades de chegar à Praça Rui Barbosa?

Cartório online?

Novo provável golpe circula pelos correios eletrônicos. Se receber uma mensagem oferecendo serviços de cartório pela internet, no mínimo desconfie. A mensagem diz: "Quem quiser tirar uma cópia da certidão de nascimento ou de casamento não precisa mais ir até um cartório, pegar senha e esperar um tempão na fila. O cartório eletrônico já está no ar! Nele você resolve essas (e outras) burocracias, 24 horas por dia, online. Cópias de certidões de óbitos, imóveis e protestos também podem ser solicitados pela internet". Aí aparece um problema: "Para pagar, é preciso imprimir um boleto bancário. Depois, o documento chega por Sedex". E se não chegar?

Todos juntos

Tem usuário que jura: os ônibus que percorrem a Mateus Leme esperam um pelo outro no alto do Abranches, antes de vir para o centro... Pelo menos isso explicaria o fato de passarem todos ao mesmo tempo, nos pontos mais próximos do São Lourenço e do Centro Cívico. Provocando aquela velha confusão no trânsito do centro. Na sexta-feira pela manhã, passageiros esperaram 21 minutos por um carro, pouco depois das 9 horas da manhã, na região do antigo Hospital Modelo. Aí vieram todos de uma vez só.

Canaleta ou pista?

Por falar em ônibus, não é proibida a ultrapassagem entre os biarticulados nas canaletas exclusivas? Parece que os motoristas das linhas Santa Cândida-Pinheirinho e Pinheirinho-Rui Barbosa não sabem disso, porque seguidamente eles travam verdadeiras corridas canaleta a fora. Um ônibus dar lugar a outro que está recolhendo para a garagem, tudo bem, é compreensível. Mas dois ônibus lotados disputando a estreita via é pôr em risco os passageiros.

Mata protegida

O Programa Desmatamento Evitado, iniciativa da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental para preservar remanescentes intactos da Floresta Atlântica, especificamente áreas de matas com Araucária, já garantiu a adoção e preservação de 14 propriedades do Paraná. Essas áreas correspondem a 2,67% da mata nativa do estado, que em 2001 era de 0,6 milhões de hectares, segundo dados da Universidade Federal do Paraná. A área preservada, de 1.763 hectares, é resultado de um ano do projeto.

* * * * * *

Um divertido cortejo musical encabeçado pelos palhaços Sarrafo, Macaxeira, Tinoca, Wilson, Alípio, Sombrinha e Malvado tem chamado a atenção de quem passeia ou faz compras no Shopping Estação. É que a Cia dos Palhaços apresenta às quintas-feiras o espetáculo de improvisação "A Regra é Cômica" no Teatro Regina Vogue, localizado no shopping. Para interagir com o público, os atores descem do teatro e realizam uma miniapresentação para os clientes que estão no empreendimento. A platéia ganha bônus para o teatro.

***

"Estou disposto a oferecer, em concurso, um prêmio de 10 mil francos para o melhor trabalho sobre a interdição das máquinas aéreas como arma de combate e de bombardeio." (Santos Dumont)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]