• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

24 quadros por segundo

"Beijar leva a tocar e tocar leva a netos."

A frase foi retirada da série Eu, a Patroa e as Crianças. Ela foi dita pelo personagem Michael Kyle, durante um sermão dado à filha.

Após o Instituto de Defesa dos Direitos Humanos (Iddeha), organização paranaense sem fins lucrativos, cobrar da Secretaria de Justiça do Paraná, o governo do estado informou que deve reativar o Comitê Estadual Contra Tortura. O órgão ficou ativo até 2011 e deveria ter reuniões mensais. Parado desde que o atual governo assumiu, o pedido de sua reativação veio à tona após as denúncias de torturas contra detidos supostamente envolvidos na morte da adolescente Tayná Adriane da Silva, de 14 anos. A primeira reunião já está marcada para 30 de julho.

... Os comitês são instrumentos para fiscalizar agentes que possam cometer tortura. Além do Iddeha, fazem parte do comitê outras instituições, como o Ministério Público.

Cartório mal informado

Na semana passada, o leitor Odilon Silva, de 74 anos, ficou indignado com o tratamento recebido em um cartório. Ele tentou reconhecer firma, mas foi informado de que o seu RG não era válido, pois estava plastificado. O documento, porem, é de 1976, época em que a identidade era entregue com a película plástica. Segundo Carlos Alberto Issberner, do Instituto de Identificação do Paraná, foi apenas em 2007 que o procedimento se tornou proibido. "Foram inseridos vários itens de segurança, como a impressão de números vinculados ao RG no verso da carteira. Na década de 70, no entanto, não existia nem perfuração mecânica na fotografia para garantir que a imagem não havia sido adulterada", explica ele, que é coordenador dos postos de identificação do interior do estado.

Mais magrelas rodando 1

Quem acha que curitibano não sai do carro está muito enganado. Em 150 dias de operação, a Bicicletaria.net, empresa responsável pelo sistema de aluguel de bikes na capital, está surpreendendo. Apesar de uma frota pequena, com 21 magrelas, já foram feitas 1,6 mil locações.

Mais magrelas rodando 2

A ocupação da frota nos fins de semana é total, mas mesmo de segunda a sexta-feira dá para manter, em média, metade das magrelas pedalando pela capital. Considerando que o horário de aluguel coincide com o comercial, o resultado é bastante positivo.

Mais magrelas rodando 3

A quantidade de interessados também está aumentando: já são 2,5 mil cadastros, com 40% dos usuários ativos. Aqueles que não alugam uma magrela ainda procuram pelos bicicletários para informações e consertos de bikes particulares.

Festa Julina

A Faculdade Estácio de Curitiba promove hoje a sua 1ª Festa Julina, aberta a toda comunidade. O evento começa às 17 horas. Para participar basta doar um quilo de alimento não perecível, que será encaminhado a instituições não governamentais. O objetivo é integrar toda a comunidade e os alunos veteranos no seu primeiro dia de aula. A instituição fica na Avenida Souza Naves, 1.715, no bairro Cristo Rei.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]