• Carregando...
 | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

Faltam 26 dias para o fim do prazo que a Urbs recebeu da Justiça para acabar com a chamada "dupla função" no transporte público de Curitiba. A contagem regressiva é publicada diariamente no site do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus (Sindimoc). No início de junho, o juiz Luciano Augusto de Toledo, do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-9), deu 60 dias para que a Urbs e as empresas de ônibus se adequem à lei municipal que proíbe que os motoristas dos ­micro-ônibus também cobrem a passagem.

Histórico

O fim da dupla função no sistema de ônibus em Curitiba foi aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo ex-prefeito Luciano Ducci (PSB) em dezembro de 2012, com prazo de 120 dias para entrar em vigor, ou seja, em março de 2013. Desde então, trabalhadores, Urbs e empresas de ônibus divergem sobre sua aplicação. Um representante da Urbs chegou a dizer que a lei era cumprida, pois os motoristas só cobravam a passagem com o ônibus parado, o que levou o caso à Justiça. A Urbs já afirmou que tem trabalhado para cumprir a determinação por meio "de sistema de bilhetagem eletrônica de forma plena nos micro-ônibus".

Dúvidas

Fica a dúvida: mesmo que os micro-ônibus passem a aceitar apenas o cartão, que efetua a cobrança eletronicamente, quem vai acompanhar a passagem pelas catracas, resolvendo possíveis falhas de leitura, por exemplo? Além disso, como ficará o passageiro que não é da cidade e não tem o cartão?

Vestígios da Copa 1

Reprodução

Durante a Copa do Mundo, um grupo de sete pesquisadores saiu às ruas de Porto Alegre, com máquinas fotográficas e cadernos, para registrar a torcida, as manifestações e a atuação da polícia. O coletivo reúne um fotógrafo, uma antropóloga, uma jornalista, um estatístico e três estudiosos de criminologia. A ideia agora é transformar os documentos em um box de fotos e um livreto com textos sobre os bastidores do Mundial. Cada foto trará uma #hashtag (palavra-chave) e para cada #hashtag haverá um texto no livreto.

Vestígios da Copa 2

Para viabilizar o projeto "Vestígios da Copa", o grupo busca financiamento coletivo pelo site Catarse (catarse.me/). Se os sete pesquisadores não levantarem toda a quantia mínima prevista para o projeto, todos os que ajudaram terão seu dinheiro de volta. Caso a meta seja atingida, o colaborador receberá o material pelos Correios.

Competição de marcas

A coluna mostrou ontem que o torcedor Rafael Gambarim, conhecido por protagonizar um vídeo em que quebra a televisão durante jogo do Brasil, ganhou um aparelho novinho da Sony. Ao que parece, ele também foi presenteado por outras marcas. Segundo o site de entretenimento F5, do Grupo Folha, Gambarim ganhou televisores da Samsung e do Extra, além de um projetor multimídia do Magazine Luíza. A notícia recebeu ontem vários comentários no Facebook do caderno Vida e Cidadania da Gazeta do Povo. Para André Tachibana Kranz, as marcas estão "premiando a estupidez humana". A coluna tentou falar ontem com Gambarim, para confirmar o recebimento dos outros aparelhos, mas não conseguiu encontrar o torcedor.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]