• Carregando...
 |
| Foto:
  • Márcio Marins, uma Curitiba tolerante

A leitora Ana Paula Kloss Shimoyama procurou a coluna para convidar o prefeito Luciano Ducci para andarem de biarticulado, às 18 horas, em um dia de chuva. Ela descreveu a odisseia que enfrentou dia desses. Esperou 40 minutos em uma estação-tubo por um ônibus menos cheio, o que não aconteceu. Teve de empurrar pessoas para poder embarcar, sofreu com o bafo que tomava conta do veículo, viu idosos espremidos na multidão e se desesperou para conseguir descer. Fica o convite...

Memória negra

No Dia da Consciência Negra, comemorado hoje, uma série de entidades promove o evento "Igualdade Social e Racial: um convite à cidadania". A programação com documen­tário sobre a história de Zumbi dos Palmares, apresentações musicais e de capoeira, palestra e concurso de beleza afro-brasileira e africana começa a partir das 14 horas, na Câmara Municipal de Quatro Barras. Informações: (41) 9133-1390.

Amor de botequim

No ano em que Adoniran Barbosa completa 100 anos, o coral Empalco apresenta um tributo ao cantor neste domingo, às 19 horas, no Teatro Sesc da Esquina, em Curitiba. O espetáculo "Um Amor de Botequim" contará a história de um triângulo amoroso que acontece no Bar do Bexiga nos idos anos 50. A trama é embalada por sambas de Adoniran, Noel Rosa e Nelson Gonçalves.

* * * * *

As noites do Gala são eternas

Os ongueiros Carla Amaral e Márcio Marins (foto 2) lançam na próxima terça-feira o projeto impresso e audiovisual Resgatando a Memória GLBT de Curitiba – Gala Gay no Clube Operário. Nesse trabalho, a dupla – ligada à Associação Paranaense da Parada da Diversidade (Appad) e Transgrupo Marcela Prado – reúne imagens e depoimentos sobre o baile que marcou o carnaval curitibano do final dos anos 60 até a década de 1990. Marins conversou com a Gazeta.

Como surgiu a ideia do documentário?

Foi uma proposta coletiva. Acreditávamos poder promover direitos humanos por meio da cultura. Em paralelo a isso, quando cheguei a Curitiba, conheci figuras como a Márcia Regina – uma travesti que dava ordens até para a polícia – e a Julie Andrews, ambas participantes do Gala Gay. Me apaixonei pela história delas. Acreditei que havia ali um recorte de cidadania.

Foi difícil encontrar material?

Temos muitas fotografias nos arquivos da Appad. Repassamos para o Projeto Olho Vivo – dos cineastas Luciano Coelho e Marcelo Munhoz –, onde foi feita parte da pesquisa. Mas houve percalços. Márcia Regina morreu durante o projeto e Julie é muito idosa e tem dificuldade de dar declarações.

Qual foi a contribuição do Gala Gay à cidade?

Olhe, eu redescobri Curitiba depois da pesquisa. Conheci uma outra cidade. Ainda que apenas por alguns dias do ano, estava ali um lugar livre de tabus e preconceitos. Para as travestis e transexuais mais novas foi muito bom saber desse capítulo do passado.

* * * * *

Pré-vestibular solidário

Estão abertas as inscrições para o ano letivo 2011 do Cursinho Solidário pré-vestibular. Para concorrer a uma das 180 vagas, o candidato deve ter cursado o ensino médio em escola pública e ter renda máxima de até um salário mínimo por membro da família. As inscrições devem ser feitas até o dia 7 de janeiro pelo site www.formacaosolidaria.org.br, assim como pagar a taxa de R$ 25. Os interessados serão submetidos a um teste e entrevista com assistentes sociais. As aulas são ministradas por uma equipe de 30 professores voluntários, com experiência em pré-vestibulares, e conta com material do Sistema Positivo de Ensino.

* * * * *

"O passado é lição para refletir, não para repetir."

Mário de Andrade (1893-1945), poeta e crítico de arte brasileiro.

Colaborou José Carlos Fernandes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]