• Carregando...

Moradores da Praça da Bandeira, no bairro Bom Retiro, em Curitiba, denunciaram ontem o corte de uma árvore da espécie casuarina, com 7 metros de altura e cerca de 35 anos de idade. Segundo a prefeitura de Curitiba, o corte ocorreu porque a árvore entrou em seu ciclo de morte, com risco de queda. Para compensar a perda, será plantada uma palmeira no local. A prefeitura informou ainda que vai cortar mais quatro pínus na região, cada um com cerca de 5 metros de altura, no jardinete da Rua Honorina Valente, onde serão plantados ipês e quaresmeiras. Nem a casuarina nem o pínus fazem parte do padrão de urbanização da capital.

Preços abusivos

Um turista ficou indignado com o preço cobrado por uma garrafinha de água mineral numa barraca da Feira de Páscoa da Praça Osório. Três reais foi a pedida da atendente, com um sorriso nos lábios. Para esse turista, a prefeitura poderia tabelar os preços dos produtos vendidos na feira. Ele leu a nota sobre a sujeira das barracas, publicada ontem pela coluna, e concorda que isso afasta os turistas. Mas diz que preços abusivos têm o mesmo resultado.

Coleta atrasada

Na Rua Francisco Prestes Maia, no Boa Vista, um morador colocou na rua, há quase dez dias, galhos resultantes da poda de árvores de seu terreno, e pediu a remoção via telefone 156. Até ontem não havia aparecido ninguém para recolher. Uma leitora que mora no Ahú há 20 anos também reclama do descaso: moradores de duas casas vizinhas podaram suas árvores e colocaram os galhos na rua e eles continuam lá. Se servir para alguma coisa, esses moradores têm três protocolos de atendimento, dos dias 17, 27 e 28 de março.

De quem viveu o "Paço" 1

Quem curtiu mesmo a reabertura do Paço da Liberdade foi a jornalista da Gazeta Rosy de Sá Cardoso. Em 1948, ela ingressou nos quadros da prefeitura, como datilógrafa, no gabinete do prefeito Ney Leprevost. Trabalhou lá também com os prefeitos Erasto Gaertner, Iberê de Mattos e Ivo Arzua. Prestou também serviços de contabilidade à Câmara Municipal, que funcionava no 3º andar, e aposentou-se quando estava no Departamento Jurídico...

De quem viveu o "Paço" 2

... Tem mais: em setembro/outubro de 1967, redatora do Diário do Paraná, publicou uma série de reportagens sobre as sedes da prefeitura de Curitiba, desde os últimos anos do século 19 até o Palácio 29 de Março, no Centro Cívico. Conta que Cândido de Abreu, idealizador e construtor do "Paço" agora reaberto – inaugurado em 24 de fevereiro de 1916 –, dois dias depois entregou o governo da cidade a seu sucessor, Claudino dos Santos. E que, em 12 de dezembro de 1919, o prédio foi palco de uma festa de gala, com ceia e baile, oferecida ao presidente de São Paulo, que visitava a cidade.

Trabalho infantil

Cerca de 120 mil cartilhas de combate ao trabalho infantil – Viva o Trabalho e Saiba Tudo sobre o Trabalho Infantil – serão distribuídas à rede municipal de ensino de Curitiba. O material foi oferecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego e pretende informar e conscientizar professores, alunos e pais sobre a problemática do trabalho infantil. Como as cartilhas nasceram em Curitiba, a distribuição em grande quantidade não poderia acontecer em outra região. Mas o material vai chegar às mãos de professores e alunos de todo o país.

Código de posturas

A lembrança de que as primeiras posturas municipais de Curitiba foram determinadas pelo ouvidor (espécie de juiz itinerante) Rafael Pires Pardinho, há quase 300 anos, é oportuna para enfrentar o problema dos caminhões de carga na cidade. Se fosse vivo, o ouvidor Pardinho por certo faria respeitar o horário-limite de carga e descarga no "rocio", área central da cidade, reduzindo os engarrafamentos atuais.

* * * * *

No Bacacheri, cerca de mil fiéis devem participar amanhã, às 19 horas, de uma missa pelo 4º ano de falecimento do papa João Paulo II. A cerimônia será na Paróquia São Pedro - São Paulo (Bacacheri), e os fiéis aproveitarão para fazer um pedido especial pela beatificação do santo padre.

*** Moradores do Bacacheri estão assustados com a onda de assaltos praticada naquele bairro curitibano. É que o policiamento ostensivo das patrulhas do Projeto Povo se tornou esporádico depois que a viatura própria foi recolhida para reparos.

*** "Barreiras edificadas para impedir teu semelhante, fatalmente serão obstáculos para teu próprio retornar." (João Darcy Ruggeri)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]