• Carregando...
 |
| Foto:
  • Jorge Brand: ação a favor da bicicleta virou multa

O abacaxi é uma fruta que vive na cabeça de todo brasileiro. E nas mesas também. Para a edição de novembro do Bom Gourmet, o desafio do concurso Chef vai a sua casa tem essa fruta muito tropical como o ingrediente escolhido. E o chef Ivan Lopes, do restaurante Terra Madre, é quem vai selecionar a melhor receita e realizá-la na casa do vencedor. Pode ser prato doce ou salgado, a fruta in natura ou grelhada. Envie sua receita pelo site www.gazetadopovo.com.br/gourmet até 25 de outubro.

Conversa afiada

O crime da bicicleta

Há dois anos, Jorge Brand, Fernando Rozenbaum e Juan Parada – ativistas do coletivo de arte e urbanismo Interlux – foram apreendidos e acusados de delito ambiental. Crime: terem pintado uma faixa para bicicletas num trecho de asfalto da Augusto Stresser, Alto da XV, durante comemoração do Dia Mundial sem Carro. O trio recorreu da sentença duas vezes, sem sucesso. Veja a defesa do filósofo e iogue Jorge Brand, 28 anos.

O que você diria à turma da prefeitura?

Que não entende o significado do nosso gesto. O procurador Ivan Bonilha diz que se reconsiderar, vai abrir precedentes para outros processos de pichação. Mas não pichamos a rua. A ação foi feita à luz do dia, como um gesto de desobediência civil.

Em que pé está a briga?

Para começar, havia 50 pessoas na Stresser em 2007, mas só nós três fomos levados à delegacia. Por que não prenderam todo mundo? É arbitrário. Nossa multa está na Dívida Ativa e soma mais de R$ 1 mil para cada um. Podemos pagar, mas invalidaria nossa luta.

Os ciclistas declararam guerra...

Não, mas estamos insatisfeitos. Há muito discurso em torno do Plano Cicloviário, mas na prática o ciclista não está incluído nos projetos urbanos. Falta diálogo. O prefeito diz que gosta de bicicletas, mas acho que não.

De Londrina?

Por que será que ligações para os bombeiros de Curitiba feitas de um celular vão parar na corporação londrinense? Leitora pre­senciou outro dia um acidente de moto perto de sua casa. Imediata­mente puxou o celular e ligou pa­­ra o Siate. E foi surpreendida por um "Corpo de Bombeiros de Lon­drina às suas ordens". Ligou então de um orelhão e aí sim foi atendida por um bombeiro curitibano, que não soube explicar a razão dessa incongruência. E se a emergência acontecer onde só existirem celulares?

Restinga protegida

O balneário de Caieiras, em Guaratuba, recebe nesta terça-feira (20) 500 metros lineares de postes de eucalipto, presente da secretaria estadual de Meio Am­­biente da Copel. Os postes serão usados para o isolamento de áreas de restinga no balneário, entre o Morro do Cristo e a Barra do Saí, uma das regiões mais afetadas com o descaso das pessoas em relação à vegetação local.

Troca educativa

Escolas de Apucarana incentivam uma cultura de paz entre as crianças, a partir de uma campanha de "desarmamento infantil". Os alunos podem trocar brinquedos e jogos violentos por um tíquete e um brinde. O tíquete é entregue na escola em que a criança estuda e corresponde a pontos. Será considerada vencedora a escola que arrecadar mais brinquedos violentos proporcionalmente ao número de alunos. Informações: www.apucarana.pr.gov.br.

"O amigo que te vira as costas estará apenas mostrando o lado dele que desconhecias."João Darcy Ruggeri, advogado e escritor paranaense.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]