• Carregando...
 |
| Foto:

Você sabe quem foi Pedro Ivo ou André de Barros? Os dois emprestam os nomes a ruas centrais de Curitiba, embora suas histórias sejam ignoradas por quem olha as plaquinhas azuis. Divulgar informações aos pedestres sobre a origem de denominações de vias públicas é o objetivo do projeto Boa História QR Code, da rede de voluntários Multi Irão. A ideia é agrupar pessoas dispostas a gerarem QR Codes com essas histórias e adesivá-los em postes. Os QR Codes são códigos que podem ser lidos por aparelhos celulares e que abrem páginas da internet e arquivos de informações. Em um país com mais celulares do que pessoas – segundo a Anatel, o Brasil terminou 2010 com mais de 200 milhões de aparelhos – muita gente poderá ter acesso aos dados.

Transporte público

Outra ideia do Multi Irão é que os códigos sejam colocados em pontos de ônibus e tragam os horários e itinerários das linhas que passam no local. Ou poemas de autores curitibanos. Quem tiver interesse em ajudar pode mandar um e-mail para o professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Daniel Francisco Rossi, idealizador do Multi Irão (danielrossi2005@hotmail.com). Mais informações bit.ly/boahistoria.

Mapa do gás

Empreiteiras que queiram investir em grandes obras no estado têm agora à disposição um site que mostra por onde passa a tubulação da Companhia Paranaense de Gás (Compagas). Com essas informações, elas conseguem realizar uma consulta antes das escavações, para evitar possíveis danos e interferências na rede de distribuição. A funcionalidade também é útil para indústrias e estabelecimentos comerciais que queiram se instalar no Paraná e aderir ao gás natural, assim como a condôminos que pretendem contar com o combustível em seus prédios. A página, desenvolvida pela agência DNA Net, foi lançada há alguns meses pela Compagas (www.compagas.com.br).

Economia no combustível

O site da Compagas traz ainda ferramentas como o "Simulador de Economia GNV", que permite comparar o Gás Natural Veicular (GNV) a outros combustíveis. Segundo a Compagas, com um metro cúbico de GNV é possível rodar mais quilômetros do que com um litro de etanol ou gasolina – essa rentabilidade pode chegar a 50%. Se um carro médio roda na cidade cerca de 7 km com 1 litro de álcool ou cerca de 10 km se estiver usando gasolina, ele passará a rodar no mínimo 13 km com 1 m3 de gás natural. Os usuários de GNV no Paraná contam ainda com um desconto de 60% no valor do IPVA. Para carros não convertidos ao GNV, o IPVA é de 2,5% do valor do carro; para carros convertidos para o GNV, o IPVA é de 1%.

Proteção à mulher

Jonathan Campos/ Gazeta do Povo

Duas novas viaturas da Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal de Curitiba, serão adquiridas pela prefeitura em 2015. Com isso, a frota passará a contar com sete carros, que serão distribuídos entre as nove regionais da cidade. A Patrulha faz visitas periódicas e acompanha de perto a situação de mulheres vítimas de violência doméstica que conseguiram medidas protetivas de urgência, expedidas pelo Poder Judiciário. O serviço é prestado de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. No período noturno e nos finais de semana, a Patrulha atua em escala de plantão para atendimentos emergenciais. Em caso de reaproximação do agressor, a mulher poderá acionar a central 153 de atendimento da Guarda Municipal.

Bolsas para cursos técnicos

O Tecpuc, Centro de Educação Profissional do Grupo Marista, está com inscrições abertas para o processo seletivo que vai oferecer 280 bolsas de estudo para dez cursos técnicos em Curitiba. As inscrições poderão ser feitas até 19 de janeiro de 2015 pelo site do Tecpuc (www.tecpuc.com.br/unidades/curitiba) ou presencialmente, a partir de 6 de janeiro, das 8 às 19 h, na secretaria da instituição (Rua Imaculada Conceição, 1.155, no bairro Prado Velho). A lista com os aprovados em primeira chamada será divulgada no dia 10 de março. Podem concorrer os candidatos que comprovarem renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa.

Dê sua opiniãoO que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]