• Carregando...

Uma biblioteca comunitária rural em Araucária precisa de doações de livros para incrementar o acervo. Quer ação mais útil que essa? Criada há um ano pela professora aposentada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Edir Braz Camilo, a biblioteca conta atualmente conta com mais de quatro mil títulos. Neste sábado (11), um evento na biblioteca vai premiar o maior leitor da biblioteca. Será o "Cultura Ciliar", promovido em conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo do município. Os cinco maiores leitores vão dividir a premiação de R$ 300, também fruto de doações. Informações: (41) 8838-6637.

* * * * * *

Justiça do Trabalho

A Justiça do Trabalho do Paraná retoma seu expediente normal a partir de hoje (8).

Os serviços estavam suspensos desde a última sexta-feira, para implantação, nos sistemas informatizados do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, das Tabelas Processuais Unificadas, conforme prevê a Resolução 46/2007 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O objetivo das tabelas unificadas é dar uniformidade à terminologia utilizada e aos registros sobre a movimentação processual, bem como sua padronização em modelos de informação, em todo o Poder Judiciário.

Contra bebedeira

O blog do Gmail anuncia uma ferramenta que pode ser útil para aqueles que se arrependem depois de mandar um e-mail, geralmente motivados pela bebedeira, impulsividade, solidão do sábado à noite ou a soma de todos esses fatores. A solução exige que o internauta coloque o resultado de operações matemáticas, com diferentes graus de dificuldade, antes de realizar o envio da mensagem. Antes, é necessário especificar os dias e horas em que o desafio deve aparecer. Mas a ferramenta ainda não está disponível para todos os usuários do serviço de e-mail do Google...

Mais controle

Na mesma linha, fabricantes de celulares já testaram telefones com bafômetros, para evitar que usuários alcoolizados digam algo de que possam se arrepender depois. E a montadora Ford está colocando na ignição de seus carros um dispositivo que controla e limita a velocidade do veículo. Um chip implantado na peça permite também limitar até o volume do aparelho de som do carro.

Pedido de ajuda

As Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, presentes no Brasil desde 1.900 e atuando nas áreas de educação, saúde, espiritualidade, obras assistenciais e missões, voltam a pedir a ajuda da população para seu trabalho com comunidades carentes. Pode ser a simples doação de agendas de anos anteriores (desde que não tenham sido usadas), papel e envelopes timbrados que não tenham mais utilidade em empresas, sobras de papéis de gráficas ou qualquer tipo de material impresso ou escolar. Contatos: (41) 3342-9809.

Música na faculdade

A apresentação do Quarteto Vibrações, hoje, reinaugura a Quarta Cultural da Fesp, programa de incentivo a manifestações artísticas e culturais e de integração dos alunos da faculdade. Formado no começo do ano passado por estudantes, o grupo é especialista em "chorinho" e também executa outros gêneros da música brasileira. O minisshow ocorre a partir das 18h30 na escadaria de entrada da Fesp (Rua Dr. Faivre), precedendo as aulas noturnas.

Questão de esperança

A Ciranda da Esperança, entidade que ajuda crianças e adolescentes em tratamento de câncer no Hospital Pequeno Príncipe, realiza no próximo dia 17 de outubro, a partir das 20 horas, mais um jantar beneficente, no Restaurante Portal, em Santa Felicidade. Haverá venda de artesanato no local e toda a renda será revertida para as crianças. Informações: (41) 3078-1161.

Quem quer cantar?

O Coral da UFPR comemora 50 anos e faz uma "convocação" de ex-integrantes para os concertos comemorativos nos dias 16 e 17 de outubro, às 20 horas, no Teatro da Reitoria. Há dez anos, nos 40 anos do Coral, foram reunidos 200 ex-cantores, e a idéia é superar esse número. Para participar dos concertos, ligar antecipadamente para (41) 3310-2832.

* * * * * *

O Centro de Reprodução Humana Curitiba realiza, no dia 17 de outubro, a campanha de Preservação da Saúde Reprodutiva, das 10 às 16h, na Boca Maldita. O objetivo é alertar a população sobre os riscos da maternidade tardia e os fatores que interferem na fertilidade, como tabagismo, estresse e obesidade. A campanha mostra também que é possível proteger a saúde reprodutiva muito antes de se pensar em ter filhos.

***

É neste fim de semana o grande encontro da família Nadolny, em São Matheus do Sul. Ainda é possível se inscrever. Detalhes no site www.nadolny.com.br.

***

A 8.ª Corrida da Serra da Graciosa – Circuito de Corridas de Rua Gazeta do Povo marcada inicialmente para este domingo, dia 12, foi transferida para o domingo seguinte, dia 19. A alteração se deu pelo fato da prova coincidir com o feriado religioso de Nossa Senhora Aparecida e a realização de procissões e eventos celebrados no dia 12, na região de Morretes.

***

"Não existe grandeza onde não há simplicidade, bondade, e verdade." (Leon Tolstoi)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]