• Carregando...
 |
| Foto:

#fica a dica

O inverno começou ontem e, com as temperaturas baixas, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea) alerta sobre a importância da manutenção dos aquecedores a gás. Segundo o engenheiro civil Maurício Bassani, é recomendada ao menos uma manutenção anual no equipamento, executada por profissionais especializados. Entre outros cuidados, é importante fazer uma análise visual da chama, que deve ser de cor preponderantemente azul e transparente, sem a excessiva formação de pontas amareladas. Também é preciso verificar se ela apresenta partes apagadas ou se demora excessivamente para acender. Esses casos são indicativos de que o queimador está sujo ou desregulado.

Para economizar nas compras de roupas, acessórios, brinquedos e tudo mais de que os bebês e as crianças precisam, muitos pais estão aderindo ao desapego: compram e vendem os apetrechos pela internet. Uma ferramenta muito utilizada para este fim são os grupos fechados no Facebook, em que as mães anunciam o que querem vender e compram o que é de interesse delas. Muitos itens são praticamente novos e de marcas famosas, fazendo com que as interessadas façam "filas" solicitando o produto. Além de economizar, elas contribuem com a sustentabilidade, pois aquela peça que não tem mais utilidade para o filho acaba sendo utilizado por outra criança e, dependendo do estado em que estiver (as crianças crescem rápido e perdem roupas com a mesma velocidade), pode entrar para o desapego novamente.

Grupo de "desapegos"

Exemplo desses grupos fechados é o "Desapeguinhos Curitiba", que hoje conta com 2.347 membros e oferece produtos em ótimo estado. Para entrar, o interessado precisa enviar uma solicitação, que é avaliada pelos moderadores da página. Depois, é só criar o seu álbum de fotos com os produtos e começar a participar!

Grafite

Nesta semana, a coluna falou sobre o projeto Mural Street of Styles – Linha das Artes, que promoveu a grafitagem das pilastras do viaduto da Avenida Marechal Floriano (foto) sobre a Linha Verde. O leitor José Pereira de Moraes Neto sugere que o mesmo trabalho artístico seja feito no recém-inaugurado viaduto estaiado na Avenida das Torres. "Com grandes paredes de concreto, ele já começou a ser alvo de pichadores. [...] Nada mais deprimente do que, dentro de pouco tempo, ter que passar por uma obra nova, que custou milhões de reais, totalmente tomada por pichações", afirma. Em tempo: o projeto Mural Street of Styles foi coordenado pelo artista Michael Devis, de Curitiba.

A mínima das mínimas

Por falar em inverno, o professor José Luiz Ungaretti da Silva, fundador e diretor do Observatório Astronômico do Colégio Estadual do Paraná, lembra que, até hoje, a temperatura mais baixa do país foi registrada em Urubici (SC): - 17 °C. No Paraná, a mínima das mínimas foi em Palmas (-10,1 °C), em julho de 1933.

Josefa e Josefina

Na quinta de manhã, a Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (SPAC) recebeu pedido para ajudar uma égua que estava amarrada no bairro Barreirinha em trabalho de parto. Nasceu uma potrinha, que estava muito gelada e por isso a vizinhança providenciou cobertas e bolsas de água quente para aquecê-la. O Centro de Controle de Zoonoses e a Guarda Municipal foram chamados para fazer o resgate dos animais e o registro de ocorrência por maus-tratos. Segundo a Sociedade Protetora, assim que a viatura deixou o local um homem apareceu alegando ser dono da égua e foi conduzido à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. Égua e potrinha ganharam nomes: são a Josefa e a Josefina. As duas estão sob a responsabilidade da SPAC.

Colaborou: Paula Batista Loewenthal.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]