• Carregando...
 | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

Flashmob

Hoje, às 13 horas, no Memorial de Curitiba, haverá um flash mob de dança, promovido dentro do projeto Grande Dança Brasil 2014, idealizado pelo Ministério da Cultura e pela Funarte. O objetivo do projeto é produzir uma grande dança oficial com a cara do Brasil, nas 12 cidades-sede da Copa. Toda a população foi convidada a participar, independentemente de idade ou aptidão para a dança. Os interessados assistiram à videoaula que ensina a coreografia e participaram de ensaios. Na capital paranaense, haverá novas apresentações nos dias 23 e 26 de junho, e 13 de julho.

Os orelhões de Curitiba, que há muito tempo se transformaram em murais de anúncios de prostituição (e estão bem detonados), agora trazem curiosidades sobre a Copa do Mundo. A Oi, uma das patrocinadoras do Mundial 2014 e empresa responsável pelos aparelhos na capital paranaense, acaba de lançar um serviço telefônico com dados sobre diversas edições da competição, desde a primeira, em 1930, no Uruguai. Durante o período dos jogos no Brasil, todos os orelhões da Oi terão acesso gratuito ao número 0800-080 8000, que oferece mensagens em português e em inglês com números sobre os jogos, situações inusitadas e informações históricas.

Pega ou não pega?

Ao ligar para a central, o torcedor poderá descobrir, por exemplo, que o jogador Leônidas fez um gol descalço contra a Polônia na Copa de 1938, na França, e que o capitão da Copa de 70, Carlos Alberto Torres, foi o primeiro a beijar a taça. Será que o serviço vai pegar?

Direitos da população de rua

Portaria publicada em 2011 pelo Ministério da Saúde determina que pessoas em situação de rua sejam atendidas nas unidades básicas de saúde mesmo sem comprovante de endereço. Mas, por desconhecimento da legislação, essa população tem o atendimento negado em alguns postos de Curitiba. O alerta é feito por Leonildo José Monteiro Filho, coordenador do Movimento Nacional da População de Rua. Outro problema, segundo Leonildo, é garantir o acesso de moradores de rua ao Minha Casa Minha Vida, como prevê portaria de 2010. Até hoje apenas cinco conseguiram o benefício em Curitiba. "Temos pessoas que trabalham como guardadores de carro, por exemplo, e teriam condições de pagar uma prestação de R$ 45 por mês", diz.

Uma nova oportunidade

Nesta semana, trinta detentos do regime semiaberto da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa iniciaram o treinamento para o início do projeto de inclusão social que utiliza a mão-de-obra deles nos serviços de limpeza de ruas e praças da cidade. O projeto é desenvolvido em parceira entre a prefeitura de Ponta Grossa, a Penitenciária Estadual de Ponta Grossa e a Ponta Grossa Ambiental (PGA). Os presos cumprirão jornada de oito horas por dia e serão acompanhados por monitores. Pelo trabalho, além da remuneração para a família, eles terão redução proporcional, como previsto na lei de execuções penais, da sentença a ser cumprida.

Cinema brasileiro

A Livraria Cultura do Shopping Curitiba promove hoje e amanhã algumas atividades em comemoração ao Dia do Cinema Brasileiro, celebrado em 19 de junho. Hoje (20), às 19h30, os palestrantes Eduardo Baggio e Marden Machado participam de um debate sobre a jornada do cinema brasileiro nesses quase 20 anos de retomada. A mesa redonda acontece no Teatro Eva Herz. Amanhã, a partir das 18h, haverá mostra de filmes, também no Teatro Eva Herz. Serão exibidos documentários e filmes curta-metragem brasileiros. Os eventos são gratuitos.

Colaborou: Maria Gizele da Silva

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]