• Carregando...
 | Álvaro Antunes
| Foto: Álvaro Antunes

O calçadão da XV começou a ficar agitado desde cedo ontem, véspera do Dia das Mães. Sem pejo, ambulantes vendendo todo tipo de produtos abriam suas lonas na rua, tentando atrair a atenção das pessoas. Na esquina dos calçadões (XV com Monsenhor Celso) havia duas estátuas vivas (foto), e não apenas uma, como é comum acontecer. Não eram 10 horas e os músicos tradicionais já montavam seu equipamento. O sábado prometia, apesar de ter começado sombrio e bem friozinho.

Praças abertas

Muita gente comenta a retirada das grades das praças do Centro Cívico. O trabalho deve ficar pronto nesta semana. São 850 metros lineares de grades que serão usadas na Colônia Penal Agrícola de Piraquara. A intenção do governo estadual é devolver essas praças para as livres manifestações da população. Gente desconfiada quer saber por que, então, o estacionamento da Praça Nossa Senhora da Salete continua funcionando. Ali, um espaço público foi transformado em área de interesse de poucos.

Transtorno bipolar

O problema da promotora envolvida no escândalo do "Mensalão do DEM" é mesmo transtorno bipolar? A Associação Paranaense de Familiares e Amigos dos Pacientes Esquizofrênicos e com Transtorno Bipolar (Apafape) tem condições de orientar pacientes e familiares sobre essa doença. As reuniões acontecem no último sábado do mês, na Rua Desembargador Westphalen, 1.327, sempre com a presença de especialistas, pacientes, familiares e amigos destes. O encontro é conduzido pela médica psiquiatra e perita forense Maria Amélia Ferreira Tavares. Informações: (41) 3363-2506.

Bazar beneficente

A Cruz Vermelha do Paraná realiza no próximo dia 15 de maio, das 9 às 13 horas, um bazar beneficente com mercadorias doadas pela Receita Federal do Brasil. Refere-se a lote de produtos apreendidos no trabalho da Receita em combater o contrabando e o descaminho. O bazar será realizado na Avenida Vicente Machado, 1.261, na frente ao Hospital da Cruz Vermelha. Pode ir que as opções de compra serão muito boas.

Por que não pode?

Alcoólatras e dependentes de outras drogas quando chegam a determinado grau de dependência, quando se diz que "não tem mais volta", não acabam perdendo também sua capacidade de autodeterminação? Por isso que muita gente não entende por que a FAS não pode simplesmente recolher e mandar tratar essas pessoas. Essas vítimas precisam de uma tutela, e se a família se omite, essa obrigação deveria caber ao Estado. Qualquer um entende que seria uma medida em benefício dessas pessoas.

A gralha no litoral

Está na Wikipédia e o colaborador constante, jornalista Alvaro Antunes, desfaz a dúvida sobre a presença da gralha azul no litoral paranaense:

"A gralha-azul (Cyanocorax caeruleus) é uma ave passeriforme da família dos corvídeos, com aproximadamente 40 cm de comprimento, de coloração geral azul vivo e preta na cabeça, na parte frontal do pescoço e na superior do peito. Embora se diga que seu habitat é a floresta de araucárias do Sul do Brasil, essa ave não tem dependência restrita dessas florestas e sua área de distribuição abrange a Mata Atlântica e a Serra do Mar, do Sul do Rio de Janeiro até o Rio Grande do Sul".

* * * "Um dos testes de liderança é a habilidade de reconhecer problemas antes que eles se tornem emergências."

Arnold Glasgow, humorista americano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]