• Carregando...
 | Hugo Harada/ Gazeta do Povo
| Foto: Hugo Harada/ Gazeta do Povo

As baixas temperaturas registradas em Curitiba estão mexendo com a rotina da Fundação de Ação Social, a FAS, ligada à prefeitura. Na última semana, os educadores que atuam na instituição redobraram os esforços para convencer os moradores em situação de rua a dormirem nos abrigos mantidos pelo município. Também aumentou o número de vagas. Dos 400 leitos habituais – a maioria deles no albergue da Rua Conselheiro Laurindo, 793, no Centro –, a oferta passou para 880, com previsão para mais 220, ainda em negociação. Até pequenos hotéis no Centro da cidade estão ofertando quartos para os desabrigados. O Movimento Nacional da População de Rua (MNPR) se voluntariou e ajuda os agentes da FAS no trabalho.

Filas

A reportagem da Gazeta do Povo conferiu a movimentação no albergue central, na noite de terça-feira, quando havia colchões até nos corredores (foto). As filas começam a se formar no fim da tarde, por volta das 18 horas. Todos os interessados passam pelo setor de cadastro, mesmo os que já frequentam a casa da Conselheiro Laurindo. Pertences são etiquetados – não é possível carregá-los para as dependências –, e o jantar é servido em seguida. A higienização deixou de ser obrigatória, mas o banho continua sendo oferecido, antes de o hóspede subir para os quartos.

Noite na XV

Mesmo com o esforço da prefeitura, é impressionante, nessas noites mais frias do ano, o grande número de sem-teto que dormem sob as marquises dos edifícios na Rua XV de Novembro. Quem passa pelo calçadão após as 23 horas presencia um verdadeiro albergue ao céu aberto.

Violência de gênero

A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, assinará hoje, às 10 horas, no Tribunal de Justiça do Paraná, o termo de adesão do estado ao programa "Mulher, Viver sem Violência". Lançado em março pela presidente Dilma Rousseff, o programa instituirá, em um só lugar, vários equipamentos de atendimento à mulher vítima de violência, como delegacia, juizado, centro de referência, IML, abrigamento e capacitação para o mercado de trabalho. O local onde funcionará o centro deve ser anunciado durante a solenidade.

Degustação de canais

Uma boa notícia para quem tem o pacote de tevê por assinatura da NET. Entre os dias 27 de julho (sábado) e 4 de agosto (terça-feira), a empresa abrirá, para todos os clientes da operadora, o sinal dos canais da Rede Telecine: Telecine Premium (canal 61 e em HD no 561), Telecine Action (canal 62 e em HD no 562), Telecine Touch (canal 63 e em HD no 563), Telecine Fun (canal 59 e em HD no 559), Telecine Pipoca (canal 64 e em HD no 564) e Telecine Cult (canal 65). A promoção é válida para clientes que possuem aparelho decodificador HD ou HD MAX.

24 quadros por segundo

"Eu não sou ônibus, mas vou direto ao ponto."

A frase foi dita pelo mecânico bronco Paulão, personagem da série de televisão A Grande Família.

Colaboraram: José Carlos Fernandes e Eduardo Aguiar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]