• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo
  • Malu Gomes, do Conseg Centro: ações estão só começando

Quantos são os moradores de rua da capital? É de se du­­vidar de que mesmo a Fundação de Ação Social (FAS), que acompanha esse grupo, tenha o número real. O que se vê é um número cada vez maior de gente que amanhece em calçadas e debaixo de árvores nas praças. Na foto, ao fazer a limpeza da praça, o gari teve de desviar de um desses indigentes, que muitas vezes dormem de dia porque temem ser roubados à noite.* * * * *

Conversa afiada

Aquele abraço "na" Eufrásio

A bancária e professora aposentada Malu Gomes, 58 anos, assumiu há poucos meses o Conselho Comunitário de Segurança do Centro (Conseg). Desde então, não tem parado em casa, na Cruz Machado, a "esquina do amor", como diz, tão envolvida está em ações pela região. Quarta-feira próxima, às 11 horas, vai ser um desses dias de Conseg nas ruas: Malu e sua turma convidam a população a dar um abraço na Praça Eufrásio Correia, apontada pela Polícia Militar como uma das mais violentas da cidade.

É difícil mobilizar a população?

Nossa ação na Eufrásio é inédita. Começamos a trabalhar em janeiro, fazendo parcerias com o poder público, universidades e no comércio. Já melhorou. Dia desses, um operário da prefeitura que trabalha na praça me disse que ouve as pessoas comentando que agora podem passar por ali à noite.

Iluminação basta?

Ajuda. Mas tem de cuidar dos detalhes. Estão plantando flores coloridas, para dar mais vida à praça. Mas é preciso que sejam plantas baixas. Já viu, né: tem quem esconda armas e drogas nos canteiros.

Qual será a próxima praça?

Puxa, poderia ser a Carlos Gomes, com a ajuda da Gazeta do Povo (risos). Mas são muitas. A única que não precisa da nossa ajuda é a Tiradentes, que está show: bem iluminada, urbanizada e sempre cheia de gente.

Dizem que curitibano não gosta muito de praça...

É lenda. Moro há 40 anos no Centro. Se a praça for boa vai ter gente por lá.

Serviço: Dia do Abraço na Praça. Quarta-feira, às 11 horas. Com show da Banda Lira, teatro da Guarda Municipal e apresentação de yoga.

* * * * *

É impressionante

Com tantas campanhas e alertas, é impressionante ver um carro estacionar e jogar sacos e mais sacos de lixo no mato. A pergunta é: por que? A coleta de lixo não passa em todas as residências? A cena foi flagrada na Rua Ivo Ferro, no Uberaba, nesta sexta-feira. Fica a suspeita de que o material seja algum tipo de ilícito.

Errado duas vezes

Motorista de um ônibus com ponto na frente do Shopping Mueller ficou irritado outro dia com um senhor que demorou muito para levantar a mão, dando sinal de que queria embarcar. Como o homem não se manifestava, o motorista puxou o veículo para a faixa à esquerda, mais fácil de seguir em frente. Foi quando o senhor, já idoso e certamente com dificuldade para enxergar, levantou a mão. Aí o motorista cometeu seu segundo erro: abriu a porta para que o homem embarcasse no meio da rua.

* * * * * *

"O afeto e a solidariedade predominam mais e com rara intensidade, entre os pobres e humildes."

João Darcy Ruggeri, advogado e escritor paranaense.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]