• Carregando...

Cuidado com a reação

Um rapaz de uns 20 anos suportava sem reagir os ataques de uma mulher furiosa, na sexta-feira cedo, no calçadão da Rua Monsenhor Celso. Enquanto golpeava o jovem com sua bolsa, inclusive no rosto, a mulher gritava histericamente algo como "vai aprender a não passar a mão nas moças". E foi seguindo o suposto tarado até perto da Praça Tiradentes. As pessoas próximas a apoiavam: "Bandido tem que apanhar mesmo!", diziam, sem lembrar que, fosse mesmo um bandido, poderia estar armado e aí as consequencias seriam imprevisíveis.

Espaço da mulher 1

Ainda falta alguma coisa, mas as mulheres – que hoje comemoram seu dia – já obtiveram conquistas em terrenos antes considerados feudos dos homens. O livro Pioneiras do Brasil – Paraná, da professora Maria Nicolas, relaciona algumas paranaenses que se destacaram no cenário estadual e nacional, como a primeira engenheira do Paraná, Enedina Marques – que lutou contra dois preconceitos: ser mulher e ainda negra. E como Maria Falce de Macedo, a primeira médica formada no estado, e Rosy Pinheiro Lima, nossa primeira deputada...

Espaço da mulher 2

... Nos quadros da Gazeta do Povo, encontram-se duas mulheres que têm seus nomes gravados na história da imprensa do Paraná: Juril Carnasciali – que amanhã recebe o troféu Mulher, simplesmente Mulher – e Rosy de Sá Cardoso, que em julho de 2008 completou 60 anos de profissão e, aos 83 anos, ainda passa diariamente seu cartão no "ponto" da redação.

Um mau exemplo

"Barraco armado" num famoso sebo da Emiliano Perneta. O síndico de um prédio ao lado teve de fotografar a placa de um carro branco (oficial) estacionado na calçada. A motorista não queria tirar o veículo, tendo discutido asperamente com o síndico. Alguém de um grupo que a acompanhava falou que ela era diretora de um colégio e que era indicada "pelo Requião". Foi preciso muito bate-boca para que a professora, a contragosto, estacionasse o veículo em lugar adequado. Exemplo?

Escola gratuita

Parceria firmada entre o Sesc-PR e o Colégio São José (na Praça Rui Barbosa, em Curitiba), oferece 280 vagas gratuitas para o 1.º ano do ensino médio. São 112 bolsas educacionais para o período da manhã, 56 bolsas educacionais para o período da tarde e 112 bolsas educacionais para o período noturno. As vagas da noite são destinadas preferencialmente aos candidatos que comprovarem atividade profissional durante o dia. Podem se inscrever (até amanhã, dia 9) comerciários e seus dependentes ou estudantes da rede pública de ensino. Detalhes no site www.sescpr.com.br.

É ou não irregular?

A polêmica criada em relação aos motoristas-cobradores dos micro-ônibus – eles não poderiam, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, dirigir antes de fazer a cobrança da passagem – ainda vai render muito. A Urbs alega que o processo é legal, mas se um cotovelo para fora da janela do carro já é uma irregularidade, pois é sinal de que o carro está sendo dirigido com uma só mão, imagine dirigir, trocar marchas, acompanhar o fluxo de trânsito e ao mesmo tempo dar o troco ao passageiro... Por outro lado, se o motorista não fizer assim não consegue cumprir o horário.

Falta convencimento

Na quadra da Fundação de Assistência Social (FAS), na Rua Conselheiro Laurindo, em Curitiba, homens e mulheres sem-teto, geralmente alcoolizados, ocupam as calçadas em passam o dia pedindo algum trocado aos pedestres e motoristas, sem deixar de lado aquelas garrafas plásticas de cachaça, de qualidade duvidosa. Claro que a FAS não tem como obrigar ninguém a entrar e receber a atenção que é dada a quem a procura, mas poderia haver um esforço maior no sentido de convencer essas pessoas a se tratar para, quem sabe, recomeçar a vida.

Atendimento médico

O Hospital Universitário Evangélico de Curitiba informa que, embora a nova licitação para atender o funcionalismo estadual tenha sido vencida pelo Hospital São Vicente, o atendimento continua normal até que o processo seja finalizado pelo Departamento de Assistência à Saúde do governo estadual.

O usuário não precisa tomar nenhuma atitude; basta ir aos postos de atendimento emergencial ou ambulatorial.

A transição do atendimento para o São Vicente será informada no devido tempo.

* * * * * *

O Espaço Cultura da Mulher, que faz parte da feira do evento especial Saúde da Mulher, no Expo Unimed Curitiba (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300), de 10 a 12 de março, além de expor livros destinados a diversas especialidades médicas, oferece obras de interesse geral. *** Os formandos do histórico ano de 1968 do curso de Direito da PUC-PR comemoram amanhã (09) os 40 anos da graduação, em jantar especial, às 20h, no Buffet Ilha do Mel. Informações: (41) 9974-9625. *** "Aquele que conseguir concretizar o mínimo deixará o máximo de sobreaviso; e equele que nada fizer sequer os conhecerá." (João Darcy Ruggeri)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]