• Carregando...

Proteja sua praia

O calor do fim de semana incentivou muita gente a descer ao litoral. Em Caiobá, por exemplo, o domingo apresentava ares de auge de temporada, tamanha a quantidade de pessoas e guarda-sóis na praia. O problema ficou por conta da quantidade de lixo acumulado na areia. Montes de cocos, latas de bebidas e plásticos eram visíveis em vários trechos, dando uma aparência de fim de feira para os frequentadores. Serve de alerta para a nova administração municipal que, a bem da verdade, iniciou o trabalho com muito gás e já vem apresentando alguns bons resultados, como a recuperação de ruas e o controle no número de ambulantes.

Três vezes tombado

A antiga e agora renovada sede do governo municipal, o Paço da Liberdade, será entregue no próximo dia 29, data do aniversário de Curitiba. Inaugurado pelo prefeito Cândido de Abreu em fevereiro de 1916, o prédio é um dos mais importantes monumentos arquitetônicos da capital – único prédio curitibano com tombamento nas três instâncias (municipal, estadual e federal) e também o único tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional. Por ele passaram 42 prefeitos. Agora, por convênio, abrigará o Centro Cultural do Sesc Paraná, novo espaço de lazer e cultura.

Solidário de fato

Cerca de 35 calouros do curso tecnológico em Comércio Exterior, da Fatec Internacional estão participando de um trote solidário em benefício da instituição Só Vida, que cuida de pacientes soropositivos. Divididos em três equipes, os alunos estão arrecadando alimentos não-perecíveis, livros e material de limpeza (álcool). Além disso, os calouros preparam recreação e lanche para o dia da entrega dos produtos, que será no próximo sábado (14). Quem quiser participar pode procurar a administração da Fatec, na praça Tiradentes.

Mulher x coração

O Clube do Coração, projeto do Hospital Cardiológico Costantini que oferecer à população acompanhamento e orientação sobre saúde, abre a programação de 2009 no próximo sábado (14), a partir das 8 horas. Com a palestra "Mulher, trabalho e coração", a cardiologista Lara Carreira vai tratar da mudança de comportamento e hábitos que contribuem diretamente para o aumento cada vez maior de problemas cardiovasculares no sexo feminino e trabalhar a prevenção e o controle dos fatores de risco. Hoje, essa doença é tão comum em mulheres quanto em homens, e a mortalidade já é maior entre elas. Este ano, os encontros do Clube do Coração terão um objetivo inovador que é levantar um perfil clínico dos participantes.

Tudo igual no ônibus

Mais de um mês depois da morte da passageira Cleonice Gouveia, que faleceu depois de cair de um ônibus em movimento, os coletivos de Curitiba seguem lotados. Na sexta-feira, por volta das 18 horas, o excesso de passageiros em um ônibus da linha Santa Cândida/Capão Raso quase terminou em briga. Passageiros que se aglomeravam nas proximidades da porta discutiram em voz alta com passageiros que queriam descer. Quem estava no ônibus achou tudo muito feio: a lotação do coletivo e o bate-boca.

Pré-vestibular

Um grupo de universitários de Curitiba está juntando forças para montar um curso pré-vestibular comunitário e gratuito no bairro Cajuru, com aulas aos fins de semana. O grupo precisa de professores de Espanhol, Português, Física, Química, Botânica, História e Matemática. Podem dar aulas professores ou alunos de graduação. Quem se interessar pelo trabalho, pode entrar em contato com o grupo pelo e-mail conhecimentoemluta@gmail.com.

* * * * * *

O IEP (Instituto de Engenharia do Paraná) realiza na quinta-feira (12), eleições para a escolha da nova diretoria para o biênio 2009/2011 e de um terço do Conselho Deliberativo. Concorrem quatro chapas, lideradas pelos engenheiros Jaime Sunye Neto, atual vice-presidente; Isis Ribas Busse, atual vice-presidente administrativa; Roberto Gregório da Silva Junior, presidente da Agência de Inovação e Engenharia do Paraná, e Antonio Cezar Carvalho Benoliel, conselheiro suplente da entidade. Para as vagas de conselheiros, são 11 os candidatos. A votação será iniciada às 12 e encerrada às 19 horas, na sede do IEP, na rua Emiliano Perneta, 174. *** Hoje, às 15 horas, no encontro semanal do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná (Rua José Loureiro, 43, 1.º andar, em Curitiba), José Assis Simões Utsch apresenta a palestra "Charles Darwin e o Evolucionismo". *** Também hoje, às 18h30, será aberta no hall do Palácio 29 de Março, da Prefeitura Municipal, a exposição de artes plásticas com obras de integrantes da Associação de Aposentados do municipalidade. *** "Mulheres têm duas armas: cosméticos e lágrimas." (Napoleão Bonaparte, imperador francês)

entrelinhas@gazetadopovo.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]