• Carregando...

Festa para a Barbie

Sábado tem festa da Barbie numa loja de brinquedos do Batel, em Curitiba. E não é sem razão, já que a boneca mais querida do mundo acaba de completar 50 anos. Brincadeiras, sorteios, bolo e parabéns fazem parte da programação, como se fosse a festa de aniversário de uma mulher. A idéia de Fabiano Lopes, proprietário da Titá Brinquedos – que organiza a festa há anos – é receber as donas e donos de Barbie com tudo que eles tiverem sobre a boneca, de roupas a acessórios, sem esquecer, é claro, ás próprias. O convite pede que todos se vistam de rosa para a homenagem. Informações: (41) 3014-9331.

Criação premiada

Os estudantes de design Felipe Degasperi Aranega, Felipe Andretta Costacurta e Sergio Tadeu Almeida, da PUC-PR, foram premiados no iF Concept Award 2009, na Alemanha, pelo desenvolvimento do triciclo Trivia. Pouco maior que uma moto, o veículo destina-se a um ocupante e inclui bagageiro, assento, iluminação, ar e abrigo contra chuva, vento e pó. Equipado com motor elétrico na roda dianteira e um sistema de pedais que funciona como uma máquina de "step", não polui o ar. Os estudantes concorreram com 3.200 trabalhos de 39 países. Ao todo, foram 100 premiados.

Sexta-feira 13

A crença de que o dia 13, quando cai numa sexta-feira, é dia de azar, é a mais popular superstição entre os cristãos. A explicação mais conhecida é o fato de Jesus Cristo ter sido crucificado numa sexta-feira e, na sua última ceia, haver 13 pessoas à mesa: ele e os 12 apóstolos. Duas lendas nórdicas, no entanto, são bem mais antigas. Uma cita um banquete de 12 deuses, mas teria aparecido um espírito do mal, sem convite. A outra lenda fala de Friga, uma deusa do amor e da beleza que foi transformada em bruxa e, para se vingar, aparecia nas sextas-feiras com outras 11 bruxas e o demônio, para infernizar a vida das pessoas.

Nomes compridos 1

Hoje em dia os pais costumam dar aos filhos nomes curtos, embora muitas vezes exóticos ou frutos de combinações. Mas são no máximo dois nomes, como Ana Paulo, José Carlos, etc. Isso já foi diferente, principalmente nas famílias reais. Dom Pedro II era na verdade Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Xavier de Paula Leocádio Miguel Rafael Gonzaga. Aos 18 anos, ele casou, por procuração, com a princesa napolitana Tereza Cristina Maria Giuseppa Gasapare Baltassare Melchiore Gennara Francesca de padova donata Bonoso Andre D’Avelino Rita Luitgarda Geltruda Venância Taddea Spiriddione Rocca Matilde de Bourbon...

Nomes compridos 2

... Essa moça de nome simpático era filha de Francisco I, rei das duas Sicílias, que ganhou então quatro netos, dos quais sobreviveram duas mulheres, uma das quais a Princesa Isabel. Ou melhor, a princesa Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança, a Redentora. E também a primeira e única mulher que já governou o Brasil.

Cuide de seu rim

No Brasil, diversas iniciativas marcam o Dia Mundial do Rim. Em Curitiba, a Fundação Pró-Renal Brasil está realizando uma grande campanha de conscientização para chamar a atenção da população para a importância de cuidar dos rins. Até hoje (13), acontece a Semana Integrada de Prevenção à Doença Renal e à Hipertensão, na Praça Rui Barbosa, das 9 às 17 horas. À disposição dos curitibanos, atendimento gratuito à população com orientações de profissionais da saúde, aferição da pressão arterial e exames parciais de urina.

* * * * * * *

- Em razão de um problema técnico, o horário de visitação do Teatro Ópera de Arame e do Parque das Pedreiras - Pedreira Paulo Leminski, está sendo encerrado às 18 horas. Tão logo que o problema seja solucionado, a administração informará o novo horário de funcionamento. Os dois espaços ficarão abertos de terça a domingo, das 8 às 18 horas. **** O Carrefour recebe hoje uma homenagem do Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba, pelo apoio prestado ao Programa Família Participante durante 2008. As doações realizadas promovem a permanência de um acompanhante ao lado da criança internada pelo SUS durante a hospitalização. *** "Se eu fosse mais tolo do que sou, acreditaria ter chegado ao topo de minha carreira." (Frederic Chopin, compositor polonês)

entrelinhas@gazetadopovo.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]