• Carregando...
 | Colaboração de leitor
| Foto: Colaboração de leitor

Ciryaco Osmar Zaninelli tem 87 anos de idade e uma vida inteira de trabalho, quase sempre ajudando o pai, sapateiro de calçados ortopédicos. Mas pedreiro nunca foi. O que não o impede de trabalhar como tal. Na frente de sua residência, na Rua Fernando Amaro, 727, Bairro Alto da XV, ele acaba de concluir a reforma da entrada da garagem e da calçada na rua. Ciryaco entende a calçada como um espaço democrático, por onde todos podem ir e vir com liberdade.

Fios soltos

As empresas concessionárias de telecomunicação estão ampliando a capacidade de suas redes, substituindo cabos simples por sistemas de fibra ótica, etc. Porém, como tem sido usual em prestadores de serviços de utilidade pública, acabam deixando rolos e pontas de fios soltos, pendurados nos postes. Embora sem transmitir energia, tais fios pendentes constituem uma preocupação para os pedestres. E deixam a cidade feia...

* * * * *

Conversa afiada - A brincadeira que resgata

Os cerca de 20 jovens do bairro Boa Vista, em Curitiba, sabem que por meio da brincadeira é possível resgatar a cidadania. E a protagonista dessa história de sucesso do programa TFteen tem sido, nos últimos meses, a autônoma Marlene Alves, 38 anos. Voluntária e conselheira na igreja, Marlene tem atuado diretamente com o grupo de pré-adolescentes, que variam dos 11 aos 14 anos, em atividades de orientação moral, espiritual e esportiva. E tem dado certo. Para os próximos meses, o programa está organizando a Pedalada contra o bullying.

Qual a proposta do programa?

O objetivo dos encontros é apoiar e orientar o desenvolvimento dos jovens. Muitos chegam agressivos e rebeldes. E como o tempo se percebe que é somente para chamar a atenção, pois na grande maioria das vezes falta apoio e convívio com os pais. Primeiro, trabalhamos no resgate de valores em dois encontros semanais. Depois, entramos com atividades esportivas.

E o que mudou na sua vida?

Tinha um olhar diferente antes de entrar no projeto. Atualmente, não sei viver sem ele. O que se tem visto nos conflitos escolares, por exemplo, é uma violência gratuita e fútil, o que demonstra somente a falta de diálogo.

Serviço: www.tfteen.com.br/paraná/

* * * * *

Pé no buraco

Em Curitiba, a situação de calçamento dos passeios não recomenda que as mulheres usem sapato de salto. Uma jovem jornalista enfiou um pé num buraco de calçada em pleno Batel, e agora amarga quarentena de mais de um mês. A Prefeitura vem procedendo à substituição dessas pedras por tijolos de concreto intertravados, mas um especialista alertou: se tais blocos não forem certificados, logo estarão esfarelados e com falhas... que irão quebrar outros pés.

"Investir na formação do jovem equivale a consolidar as bases sobre as quais o futuro será edificado."

João Darcy Ruggeri, advogado e escritor paranaense.

Colaboração: Aline Peres

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]