• Carregando...

Sucesso nas redes sociais, a foto que mostra o passo a passo do "Arroz de Churrasqueira" tem chamado a atenção de especialistas, preocupados com os riscos que a receita pode trazer à saúde. Depois de ver o sucesso da imagem no Facebook, a nutricionista funcional Michelle De Benedictis editou a foto colocando um grande "x" vermelho sobre ela e escreveu um texto desaconselhando qualquer pessoa a fazer a experiência. Rapidamente sua postagem foi vista por 930 mil pessoas e teve 18 mil compartilhamentos. Ela explica que os plásticos em geral, quando aquecidos, podem liberar componentes tóxicos. "Arroz a gente faz na panela. Ou, se quiser usar o micro-ondas, só se for em recipiente de vidro", recomenda.

Essa receita é um perigo! 2

Procuramos mais opiniões e a professora Fernanda Salvador Alves, do Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Paraná (UFPR), confirmou a informação. Ela diz que garrafas em embalagens de PET (polietileno tereftalato) são produzidas com materiais que desprendem substâncias nocivas à saúde quando aquecidas com alimentos. Paulo Roberto de Oliveira, chefe do Departamento Acadêmico de Química e Biologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) concorda. "Existe a hipótese dos aditivos, tais como plastificantes ou catalisadores, migrarem da embalagem de plástico para os alimentos." Fora isso, o professor afirma que essas garrafas podem conter quantidades substanciais de produtos químicos que alteram o hormônio estrógeno. Melhor não arriscar.

Alta velocidade – de rolimã

Na tarde de hoje mais de 3 mil pessoas devem conferir o 1.° ‘Grande Prêmio’ de Carrinho de Rolimã, que ocorre em Ipiranga, no Sudeste do estado, a cerca de 150 quilômetros da capital. A competição será às 14 h na Rua 15 de Novembro, no Centro da cidade e o trajeto vai da Rádio Comunitária até a prefeitura.

Por que tão longe?

Quem vai renovar a carteira de motorista no Detran pode ter uma surpresa na hora de ser encaminhado para os exames médicos e psicológicos. Com tantas clínicas credenciadas espalhadas pela cidade, é de se imaginar que o endereço indicado será próximo de onde se mora. Mas isso dificilmente ocorre. Quem mora no Bairro Bigorrilho pode ser mandado para o Uberaba, e o Detran explica o porquê. A distribuição dos exames é feita de maneira aleatória, seguindo resolução do Conselho Federal de Medicina, uma tentativa de ter um sistema isento e que não privilegie nenhuma clínica. Enquanto nenhuma clínica é "privilegiada", motoristas vão ter de continuar correndo o risco de rodar muito para renovar a carteira.

Cartaz fora da lei

Adriano Justino/ Gazeta do Povo

Em um dos postes da Rua Dr. Faivre, no Centro, foi colocado um cartaz nos moldes dos anúncios de "procura-se". Exibindo a foto de um homem, o recado diz que aquela pessoa tem cometido assaltos na região e faz um pedido para que todos "fiquem de olho". Pode ser uma brincadeira de mau gosto ou um apelo real de comerciantes e moradores. Procuradas, as polícias Civil e Militar reprovaram a atitude. A Delegacia de Furtos e Roubos de Curitiba orienta que, sempre que houver um assalto, seja registrado o Boletim de Ocorrência, pois esse é o passo inicial para uma investigação e para o combate à criminalidade. Sempre que houver indícios como fotos ou vídeos dos criminosos eles devem ser entregues aos investigadores.

Dê sua opiniãoO que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]