• Carregando...
 | Pedro Serapio/Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: Pedro Serapio/Gazeta do Povo/Arquivo

Católicos do Brasil todo devem rumar para Curitiba no próximo fim de semana. O objetivo é homenagear a vida e a história da fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns. O ponto alto será a celebração "Dra. Zilda – Vida plena para todas as crianças", que ocorre no sábado (10), na Arena da Baixada. Durante o evento, serão entregues assinaturas que reivindicam a beatificação da religiosa; são esperadas 40 mil pessoas. As assinaturas têm valor simbólico e representam "a vontade do povo de ver as virtudes heroicas da Dra. Zilda exaltadas", explica a irmã Veroni Medeiros, da Pastoral da Criança. O documento será encaminhado ao administrador arquidiocesano de Curitiba, Dom Rafael Bienarski, que deve organizar um grupo de trabalho para reunir relatos da "fama de santidade" de Zilda. Ao fim deste processo, a documentação será encaminhada para a Congregação para a Causa dos Santos, no Vaticano. Esse é o primeiro passo para transformá-la em santa.

Maratona religiosa

Caravanas começam a chegar em Curitiba já nesta quinta-feira para participar de uma maratona de atividades nas paróquias da capital. No sábado pela manhã, antes do evento na Arena, será feita uma visita ao recém-inaugurado Museu da Vida, que fica na sede do antigo Lar das Meninas, entre as ruas Jacarezinho e Mamoré, no bairro Mercês. Também pela manhã, será organizada uma excursão ao túmulo de Zilda, no Cemitério Municipal Água Verde.

Novo horário do lixo, de novo

A prefeitura mudou o horário da coleta do lixo reciclável em nove bairros Curitiba, desta vez de maneira definitiva. A ideia é acabar com a coincidência no horário de passagem dos caminhões do lixo reciclável e do orgânico, que vinha ocorrendo desde novembro do ano passado. Agora, os caminhões vão passar em turnos alternados, e onde o chamado "lixo que não é lixo" passa no período vespertino, o orgânico circula no diurno, e vice-versa. O dia da coleta também foi alterado em algumas áreas do Cajuru e da CIC. As medidas valem ainda para Boqueirão, Novo Mundo, Fazendinha, Portão, Santa Quitéria, Uberaba e Tatuquara. Mas atenção: apenas 22 setores desses locais foram atingidos pela medida. Informações sobre o seu domicílio podem ser conferidas no site http://geocoletalixo.curitiba.pr.gov.br/reciclavel.aspx.

Dificuldade no se-pa-re

Para os moradores que não conseguem estar em casa para retirar o lixo duas vezes, a orientação da prefeitura é utilizar sacos de cores diferentes: preta para o orgânico e azul para o reciclável. A sugestão foi feita já lá em novembro, quando começou a confusão das escalas, após a coluna publicar a reclamação de uma moradora do Santa Quitéria. A mudança, na verdade, havia ocorrido em 18 bairros da capital. Desde então, quem não abre mão das "sacolinhas" de mercado partiu para soluções criativas, como manter o orgânico na lixeira, a salvo dos cães, e o reciclável no chão.

Alcy Xavier no MusA

Arquivo pessoal/ Heidi Xavier

Está em cartaz no Museu de Arte da UFPR (MusA) a exposição "À Procura da Mímesis Perdida", que traz as principais obras do pintor paranaense Alcy Xavier. Sob a curadoria do professor José Carlos Cifuentes, a exposição inicia com a fase expressionista do artista, que enveredou por esse caminho influenciado por professores como Guido Viaro e Poty Lazzarotto, que o iniciaram na pintura e na gravura, respectivamente. Mas há também obras recentes do artista, que, aos 81 anos, segue pintando.

Menos mímesis, mais abstração

O título da exposição é uma referência à característica do expressionismo de apostar em figuras abstratas no lugar de indivíduos, segundo Cifuentes explica no texto que embasa a mostra. A aproximação com o abstrato seria um afastamento da chamada "mímesis" grega, ou seja, a noção de que a arte deve ser uma imitação da natureza.

Colaborou: Naiady Piva, especial para a Gazeta do Povo.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]