• Carregando...
 |
| Foto:

Autoridades e analistas falam que o Brasil caminha para o pleno emprego e setores como a construção civil reclamam da falta de mão de obra especializada (pequenos empreiteiros simplesmente não encontram profissionais para acabamento). Há realmente carência de pessoal capacitado. O salão de bairro (foto) oferece vaga para início imediato. O que está faltando? Mais cursos de capacitação? Se é isso, órgãos públicos e ONGs precisam se mexer. Se já existem bastante cursos, quem dorme são os trabalhadores.

* * * * * *

Minha sugestão

"Eu até entendo que a prefeitura não tem tempo nem dinheiro para recuperar todo o antipó danificado pela chuva ao mesmo tempo, porque são quase 2 mil quilômetros de ruas com esse tipo de cobertura. Mas então que sejam consertadas mais seguidamente aquelas por onde passam mais carros, as que têm trechos mais longos como vias preferenciais. E cito o caso da Rua Benvenuto Gusso, no bairro Boa Vista, por onde passo todos os dias. Foi consertada há poucos dias e já está intransitável novamente."

Luiz Carlos, prestador de serviços autônomo, morador do bairro Cachoeira.

* * * * * *

Batatas Guarapuava

Uma dona de casa viu ontem no noticiário do meio-dia da RPCTV que um terreno baldio de Guarapuava foi usado para descartar sacos e mais sacos de batata, e que o produto começava a apodrecer, provocando forte mau cheiro. Ela, que paga até R$ 3 pelo quilo da batata nos mercados de Curitiba, não entende essa lógica da distribuição de produtos agrícolas. Como um produto que está tão caro chega ao ponto de ser jogado fora, logo ali, a pouco mais de 200 quilômetros de Curitiba?

Perturbação do almoço

No dia 2, como todos os domingos, uma família se reuniu para almoçar. Mas, dessa vez, chegou uma visita inesperada: policiais militares bateram à porta do apartamento, após denúncia da vizinha do andar de baixo, por "perturbação da ordem pública". Os policiais constataram que não havia nada disso, mas o transtorno foi enorme. E a família ficou curiosa: será que a polícia atende rapidamente a todas as denúncias de perturbação da ordem?

Plantando araucária

Você tem um terreno um pouco maior e quer colaborar com a recuperação da floresta de arau­cária do Paraná? Se você por acaso foi atacado pela "síndrome da gralha azul", há um voluntário da natureza oferecendo gratui­ta­­mente mudas do pinheiro do Pa­­raná. Heitor de Souza é um enge­nheiro mecânico, mas desde pe­­queno planta os pinhões e de­­pois distribui as mudas. Contatos pelo e-mail hdsouza@bol.com.br

Dia do Cigano

Colaboradora da coluna lembra que os ciganos também fazem parte da formação da cultura brasileira. "Muitos deles entraram para os grupos dos bandeirantes e tropeiros, contribuindo para a fundação de muitas cidades. Porém o que muitas pessoas não sabem é que o dia dos ciganos é comemorado, no Brasil, dia 24 de maio, que é dia de Santa Sara Kali, a padroeira deles", diz. Para ela, é preciso haver mais divulgação sobre a importância da cultura cigana.

O boné abridor

Apucarana começou a fabricar bonés na década de 1970. Mas só agora ganhou reconhecimento nacional. Na recente feira Brazil Promotion Idea, a empresa Itália Milano ganhou o primeiro lugar com (haja criatividade!) o "Boné Abridor de Garrafa", que nasceu como produto promocional, mas hoje faz parte das muitas linhas de produtos da marca. Só não pode ir com esses bonés para os estádios de futebol.

* * * * * *

"Busque oportunidade e não segurança. Um barco no porto está seguro, mas com o tempo o fundo vai apodrecer."

S. Brown, geneticista norte-americano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]