• Carregando...
 |
| Foto:

O domingo chuvoso foi terrível para os artistas de rua, como "Tom Perna-de-Pau" (foto), um palhaço que normalmente fatura um extra na área próxima da Feirinha do Largo da Ordem. Tom, um porto-alegrense que desde outubro tenta a sorte em Curitiba, também anima festas e eventos. O dia foi péssimo também para os malabaristas que marcam ponto nas esquinas do centro. Só no meio da tarde o tempo melhorou e foi possível sair. Foi o que fez Tom, aliás. A ordem era tentar salvar pelo menos um pouco do domingo.

Inconvenientes

Grupo de sem-teto que se reúne no entorno do Terminal Guadalupe torna-se, às vezes, inconveniente. Aqueles que passam do ponto na bebida – e isso tende a acontecer ainda pela manh㠖 começam a dizer gracinhas para as mulheres que passam. E como eles estão esparramados sobre a calçada, sobra pouco espaço para a passagem dos pedestres. O grupo costuma xingar quer se nega a contribuir com os "vinte centavos" que pedem.

Não violência

Impor regras e limites às crianças é tarefa complicada, principalmente hoje, com a informação cada vez mais acessível e a correria do dia a dia restringindo a convivência entre pais e filhos. Na hora dos porquês, da repreensão e dos limites das crianças, como e quando agir? O Projeto Não Violência (PNV) resolveu dar uma mãozinha, em palestra amanhã, às 9 horas, na Praça Tiradentes, 335, sala 502. Informações: 3254-1643.

Conversa fora

De pouco adianta a presença de dois PMs na rótula do Centro Cívico com seu trânsito confuso, onde os pedestres são ignorados pelos motoristas. "Os agentes permanecem por ali, em baixo das árvores jogando conversa fora", segundo um comerciante. E por falar naquela rótula, a estratégia adotada por motoristas de ônibus para ajudar os colegas, parando seus grandes veículos para conter o fluxo daquele lado, é prática corriqueira, segundo um motorista. Pena que isso não ajuda os pedestres também.

Clube do Coração

No próximo dia 27, o Clube do Coração do Hospital Constantini abre sua programação anual com a palestra "Sexualidade na melhor idade", das 9h30 às 11h30, no auditório do hospital. O evento é gratuito para toda a população. A temporada deste ano do clube terá palestras, métodos de prevenção, monitoramento clínico de pacientes, eventos socioeducativos e muita descontração. Tudo de graça. Informações: (41) 3013 9000.

* * * * * *

Vagão do conhecimento

A Vila Oficinas será a primeira a receber o Vagão do Conhecimento, projeto do Instituto ALL de Educação e Cultura. A partir de hoje, alunos de escolas públicas próximas à ferrovia poderão participar de capacitações em habilidades manuais, inclusão digital (que irá um pouco além dos conceitos básicos de informática) e sobre a segurança do próprio sistema ferroviário. O instituto calcula que o projeto como um todo, que prevê a presença do vagão em quatro locais, vai beneficiar 2 mil crianças.

* * * * * *

Notícia muito boa

24 multas, apenas 24 autuações foram feitas no Paraná em 100 dias de vigência da lei antifumo. Ou seja, essa "pegou". Mesmo sem uma fiscalização rigorosa – as equipes da saúde pública estão mais preocupadas com a dengue e com a gripe A –, as pessoas estão respeitando a lei, não fumando em locais fechados. Tomara que siga assim.

* * * * * * *

"Quando perdemos o direito de ser diferentes, perdemos o privilégio de ser livres."

Charles Evans Hughes, político norte-americano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]