• Carregando...
 |
| Foto:

Foi lecionando para uma turma de Gastronomia do Centro Universitário Filadélfia (Unifil), em Londrina, que o professor Leandro Henrique Magalhães, formado em História, teve o lampejo de uma ação que poderia render um projeto cultural. Por que não estudar como a educação patrimonial e a identidade do município estão ligadas à gastronomia dos povos que o formaram? Junto com a professora Mirian Moretti e quatro alunos (foto), a ideia logo saiu da cabeça para ganhar as páginas de um livro. Depois de quatro anos de pesquisas, o grupo lançou o Gastronomia e Patrimônio Cultural Londrinense. A primeira obra trouxe receitas de japoneses, italianos e árabes. Agora, em sua segunda edição, o livro oferece o caminho para quem deseja se aventurar por pratos das culturas alemã, portuguesa e espanhola.

Roberto Custódio/Jornal de Londrina

Gastronomia e patrimônio 2

Além das duas edições, está sendo preparado o lançamento de uma versão infantil das receitas apresentadas em ambos os livros. Para o professor Magalhães, a gastronomia dos moradores de Londrina nas décadas de 1930 e 1940 ainda está presente no dia a dia da cidade, de uma forma muito natural. "A comida japonesa é vista em muitos restaurantes e a esfiha, comida étnica árabe, também foi incorporada com facilidade. Optamos por trabalhar com pratos que fazem parte do nosso cotidiano", explica ele. O projeto contou com financiamento da Fundação Araucária. Quem quiser conferir as receitas pode baixar os livros pelo site Educação Patrimonial, uma iniciativa da prefeitura de Londrina (www.educacaopatrimonial.com.br).

Trânsito seguro

A Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, receberá hoje, a partir das 13 h, ações educativas sobre trânsito seguro. Curtas representações teatrais feitas por palhaços e abordagem aos que estiverem de passagem no local levarão reflexões sobre a responsabilidade individual de fazer das vias um ambiente em que todos estão protegidos. A iniciativa é promovida pelo Centec – Rede de Ensino Integrado de Educação para o Trânsito – e marca a Semana Nacional do Trânsito, comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro.

Bolsas no Positivo

O Colégio Positivo, em Curitiba, está com inscrições abertas até hoje para 90 bolsas de estudo do ensino médio. O valor dos descontos varia de 5% a 100%, de acordo com a classificação do aluno no processo seletivo. Podem participar estudantes que vão concluir o ensino fundamental neste ano, como candidatos ao 1º ano do ensino médio, ou que estejam cursando o 1º ano, como candidatos à 2ª série. A inscrição para o processo seletivo é gratuita e o conteúdo das provas é baseado na matriz de referência do Enem. As inscrições podem ser feitas pelo site do Colégio Positivo (www.colegiopositivo.com.br), no tópico "Processo Seletivo para Ensino Médio".

Astronomia

Nesta semana, o planetário digital FTD Digital Arena, que fica dentro do câmpus Prado Velho da PUCPR, em Curitiba, vai realizar uma Semana de Astronomia com diversas atividades especiais. A programação vai até sábado. Hoje, às 19 h, haverá a exibição de um filme educativo. De volta ao tempo de Pisa, na Itália, a projeção, exibida em 4D fulldome 360 graus, mostra as primeiras experiências de Galileu com a gravidade e as leis do movimento, na defesa da ideia de que a Terra gira em torno do sol, e seu trabalho com os primeiros telescópios. O ingresso custa R$ 28 (R$ 14 a meia-entrada).

Colaborou: Antoniele Luciano

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]