• Carregando...
 | Daniel Castellano / Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo
  • Sandra com o cachorro Nevada, que foi abandonado na frente da associação

Todos sabem que o sol do inverno é diferente do sol de verão. Ele oferece muita luz, mas pouco calor. Nem estamos no inverno, ainda, mas esse tipo de sol tem aparecido com frequência. A imagem da foto, por exemplo, mostra um jogo de luzes e sombras típico dessa época. A sombra das pessoas que esperam o sinal abrir se projeta até o meio da rua, e basta olhar com atenção para perceber todos com casacos pesados.

Conversa afiada

Abrigo necessário

Fundadora da Associação Vida Animal (Avan), Sandra Cruz Tecca, de 55 anos, abriga cães de todos os tipos em sua casa. Na pequena chácara localizada na Rodovia da Uva, em Colombo, vivem cerca de 550 cães abandonados, em canis improvisados em todos os cômodos da casa.

Com tantos cães, como fica a questão de limpeza?

Como eu não tenho força, meu marido limpa. Ele recolhe todo o lixo em sacos de até 25 kg, cheios de jornal e sujeira. Algumas vezes são 13 sacos de lixo para levar para fora. Ele fica até três horas da madrugada para carregar o lixo.

A vizinhança reclama muito?

A nossa vizinhança é bem bacana, não reclama muito.

Que tipo de ajuda vocês mais precisam?

Precisamos de todo tipo de ajuda. Vamos falar com a prefeitura porque do jeito que está não vai para frente. Não há estrutura para cuidar dos cães, que estão contraindo doenças.Serviço: Para ajudar, ligue (41) 3656-6989 ou acesse www.associacaovidaanimal.org.br

Ajuda ao entregador

A coluna publicou na quinta-feira nota sobre os pedidos de "ajudinha de Páscoa" feitos pelos coletores de lixo da Cavo, retribuídos com desfeitas em caso de negativa. E ontem chegou a informação de que os entregadores de lista telefônica da Editel também estão pedindo gorjeta. Um morador que não quis colaborar recebeu uma cara feia de troco. Se a moda pega, todo entregador, de qualquer produto ou serviço, terá "direito" à ajuda.

Avião do Faustão uma ova!

Mensagem eletrônica enviada a tantos e-mails quantos possíveis indica que você ganhou um prêmio da promoção Avião do Faustão, aquela que oferece um avião cheio de prêmios. É evidente que se trata de golpe, principalmente se você não está concorrendo, como o caso de uma leitora que repassou a mensagem à coluna. Diz que você ganhou e que basta acessar um daqueles links perigosos para se candidatar ao prêmio. É fria!

Multa inviável

Usuária do transporte coletivo de Curitiba, com idade suficiente para ter direito aos assentos preferenciais, leitora gostaria de saber quem vai fiscalizar e multar quem sentar indevidamente nesses lugares. Para ela, sobrará mais estresse para o motorista, que certamente não tem como obrigar ninguém a dar lugar a idosos, gestantes, obesos e deficientes. "Isso não é uma questão de lei; é um problema de educação", afirma.

* * *

"Se não me beijarem enquanto vivo, não o façam na minha morte, porque então nada sentirei."João Darcy Ruggeri, advogado e escritor paranaense.

Colaborou Monique Tavares, especial para a Gazeta do Povo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]