• Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação

Algumas coincidências são inacreditáveis. No fim da década de 1930, o artista paranaense João Turin esculpiu em barro e depois moldou em gesso o original da estátua Frade Lendo, em seu atelier, em Curitiba. Quando terminou o molde em gesso, Turin deixou a peça secando em cima de uma folha de jornal da época, que acabou grudando na base da estátua. Em 2013, os gestores de seu acervo decidiram fundir em bronze a escultura. Quando viram a base da estátua, ficaram impressionados com o que leram no velho trecho de jornal: "Visita de S. S. o Papa...". Não é possível identificar a qual papa se referia o jornal nem qual país o pontífice visitava. O incrível é que, mais de setenta anos depois, a estátua será entregue nesta segunda ao papa Francisco, como presente oficial do governo brasileiro.

Papa Francisco em selo (foto 2)

Na próxima terça-feira, dia 23 de julho, os Correios colocam em circulação o selo que celebra a visita do papa Francisco ao Brasil durante a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. A arte é de Fernando Lopes, que utilizou a técnica de aquarela sobre papel na confecção da ilustração. Será emitido 1,2 milhão de selos, comercializados a R$ 1,80 cada um. As peças poderão ser adquiridas pela loja virtual (www.correios.com.br/correiosonline), pela Agência de Vendas a Distância (centralvendas@correios.com.br) ou nas agências dos Correios.

O Brasil visto por alemães

Ontem, a coluna mostrou algumas impressões que peregrinos alemães hospedados em Maringá tiveram sobre o Brasil. Aí vai mais uma: a jovem Marie-Theres Dopp, de 24 anos, conta que uma conhecida que já esteve no Brasil havia dito que por aqui tudo é muito sujo e feio. A garota recomendou que Marie não trouxesse roupas claras. "Fiquei positivamente surpresa, porque não imaginava que o Brasil era um país tão desenvolvido", diz. No dia em que falou sobre o assunto, ela estava vestida com camiseta e casaco brancos. Oitenta e cinco alemães estão em Maringá para participar da Semana Missionária, que precede a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.

Mandela no cinema

O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela completou ontem 95 anos de vida. Hospitalizado há mais de um mês em Pretória, onde se trata de uma infecção pulmonar, Mandela é reconhecido pela luta contra o apartheid. O que pouca gente sabe é que ele também já atuou em um filme. Em 1992, fez uma ponta em Malcolm X, de Spike Lee, interpretando um professor primário que fala às crianças sobre a vida do personagem-título, outro ícone da luta pela igualdade racial.

Presos ou hóspedes?

Oito policiais suspeitos de torturar os acusados pela morte da menina Tayná Adriane da Silva, de 14 anos, se entregaram ontem na Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos de Curitiba. O curioso é que, ao ser questionado sobre as prisões pela reportagem da Gazeta do Povo, o titular da delegacia, Renato Bastos Figueiroa, disse que não poderia falar, pois sua função era apenas guardar os policiais. Segundo ele, os agentes são "inquilinos" na delegacia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]