• Carregando...
 | Divulgação/Gilson Abreu
| Foto: Divulgação/Gilson Abreu

Um dispositivo para transpor obstáculos que pode ser acoplado a qualquer tipo de cadeira de rodas. Com essa invenção, uma equipe de estudantes, técnicos e professores do Senai de Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro do Paraná, venceu a categoria "Tecnologias Inclusivas" do Inova Senai 2014, mostra que seleciona projetos inovadores que atendam às necessidades da indústria brasileira. O aparelho traz um conjunto de rampas que facilitam a passagem por guias de calçadas e outras barreiras. "Nosso objetivo é conseguir um investidor para a nossa ideia, para que ela se torne um negócio e com isso possa ser produzida em larga escala, ajudando a melhorar a vida das pessoas com deficiência", explica Eliseu de Souza, um dos professores da equipe.

Viabilidade

Ao todo, a exposição reuniu 50 criações (três do Paraná) e premiou as melhores nas categorias Tecnologias Industriais (Produto e Processo), Tecnologias Educacionais, Tecnologias Inclusivas e Voto Popular. Os finalistas foram escolhidos em um universo de 240 ideias avaliadas por uma banca, que levou em consideração itens como viabilidade do projeto e inovação. Todos os selecionados passaram por um treinamento de quatro meses sobre pesquisa de mercado, planejamento financeiro, estratégias comerciais e formas de apresentação para potenciais investidores e parceiros.

Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Obras no Tingui

A passarela para pedestres na entrada do Parque Tingui (foto), em Curitiba, passa por reformas. De acordo com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, responsável pelas praças e pelos parques da capital, a obra está orçada em R$ 45 mil e será concluída até o dia 15 de outubro. A secretaria explica que se trata de uma manutenção preventiva, de rotina. A passarela será feita de eucalipto, acompanhando a estética do parque.

Cancelamento

O escritor Ziraldo, que daria uma palestra hoje à noite em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, desmarcou o compromisso devido ao falecimento do irmão. Ziralzi Alves Pinto, de 81 anos, morreu no domingo, no Rio de Janeiro, de insuficiência respiratória. Ziraldo falaria sobre o tema "Estudar é importante, mas ler é mais importante que estudar", dentro da programação do 2º Congresso de Educação, Leitura e Formação de Novos Leitores, que começou no dia 7 e segue até 15 de setembro. A palestra será remarcada, mas a nova data ainda não foi divulgada.

Extensão

Será realizado hoje de manhã o credenciamento dos interessados em participar do 32º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, promovido em Curitiba pela UFPR, UTFPR e Unespar. O evento começa nesta quarta e vai até sexta-feira, no Centro de Eventos Sistema Fiep (Avenida Comendador Franco, 1.341) e no câmpus Jardim Botânico da UFPR. O credenciamento começa às 8 h e vai até as 11 h, na Fiep. A programação completa pode ser conferida no endereço eletrônico http://bitly.com/extensãouniversitaria .

Álcool entre adolescentes

A prefeitura de Curitiba lança hoje, às 14 horas, o #Tamojunto, programa de prevenção ao uso de tabaco, álcool e outras drogas entre adolescentes. A iniciativa é uma ação integrada das secretarias municipais da Saúde e da Educação e prevê a inclusão de 12 aulas sobre o assunto no currículo escolar de jovens entre 13 e 14 anos. Paralelamente às atividades em sala de aula, o programa prevê três oficinas com os pais, em que serão abordados desafios típicos da adolescência, relacionamento e convivência familiar. Os encontros têm como objetivo informar, treinar habilidades para o enfrentamento de desafios do cotidiano e desenvolver o senso crítico dos adolescentes.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]