• Carregando...
 | Marcelo Pereira Leite
| Foto: Marcelo Pereira Leite

Cantoria, abraços e troca de experiências entre duas gerações registrados em belas imagens. A exposição de fotos do projeto Interidades segue até o final desta semana no Centro Europeu de Ponta Grossa (Campos Gerais). Na sequência, vai para o Parque Histórico da vizinha Carambeí, onde fica até o fim do ano. Ao longo dos últimos quatro meses, o arte-educador Eziquiel Ramos realizou diversos encontros de musicalização entre crianças e idosos do município de Carambeí. No decorrer dos encontros, surgiu a ideia de fazer uma exposição com os registros feitos por seis fotógrafos parceiros do projeto. "Eu pedi a eles que fotografassem a partir das suas próprias emoções", comenta Eziquiel, que pretende levar a exposição para outras dez cidades da região. "Mas, para isso, precisamos de patrocínio". Interessados em ajudar podem entrar em contato pelo e-mail zequiramos@gmail.com. Duas gerações

As atividades do projeto Interidades começaram em julho deste ano, quando foi realizado o primeiro de vários encontros entre os integrantes dos dois projetos de musicalização que Eziquiel vinha desenvolvendo de forma paralela em Carambeí: um deles voltado para idosos e outro para crianças. Além dos ensaios e das apresentações em conjunto, o projeto consistiu em atividades de interação entre os dois corais, como debates sobre a importância da cultura na vida cotidiana. "Pretendo continuar com o projeto em 2015 e, principalmente, que ele se torne um modelo para outras cidades", afirma.

Golpe em motoristas

Um golpe que só era aplicado em grandes cidades do país chegou a Londrina, no Norte do Paraná, fazendo as primeiras vítimas. No truque, o travamento de portas do carro e o alarme são bloqueados sem que o motorista perceba – e deixam de ser ativados. Com um aparelho que custa R$ 1,6 mil – vendido no mercado ilegal –, ladrões que ficam perto do veículo, em estacionamentos públicos ou privados, interceptam o sinal assim que o sistema de segurança do carro é ligado. O sinal sonoro dá a impressão de que está tudo bem , mas as portas ficam abertas. Assim que o motorista se distancia do veículo, os ladrões "limpam" o interior e chegam a trancar o carro novamente, fazendo com que a ação seja percebida, às vezes, muito depois.

Vagas para gestantes

Embora não seja obrigatório, o Shopping Mueller oferece espaços no estacionamento exclusivos para as gestantes, em todos os pisos da garagem. São oito vagas reservadas, devidamente sinalizadas, com placas, e indicadas pela cor roxa. A Câmara de Curitiba chegou a discutir, no ano passado, a reserva de vagas para gestantes e pessoas acompanhadas por crianças de colo com até 2 anos, em estacionamentos públicos e privados. Mas o projeto de lei, do vereador Bruno Pessuti, foi arquivado. Você conhece algum outro estabelecimento privado que tenha essa preocupação?

Roberto Justus em Foz

As estátuas do apresentador Roberto Justus (foto), do jogador argentino Maradona e do personagem de filme de suspense Hannibal Lecter são as novas atrações do Museu de Cera Dreamland de Foz do Iguaçu. O espaço foi aberto em junho deste ano e é mais uma das atrações que buscam fazer com que os turistas permaneçam mais tempo na cidade. Instalado na Rodovia das Cataratas, via de acesso ao Aeroporto Internacional, Parque das Aves e Parque Nacional do Iguaçu, o museu possui cerca de 70 personagens, como os papas Francisco e João Paulo II, Santos Dumont, Homem Aranha, Madonna, Charlie Chaplin e Jack Sparrow. O museu funciona todos os dias, das 8 h às 19 h.

Colaboraram: Derek Kubaski, especial para a Gazeta do Povo, e Marcelo Frazão, do Jornal de Londrina.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]