• Carregando...
 | Colaboração: Eduardo A. Borges
| Foto: Colaboração: Eduardo A. Borges

Conta o leitor: enquanto dezenas de motos literalmente se amontoam num pequeno espaço regulamentar de estacionamento na Praça Tiradentes, outro trecho fica completamente vazio o dia inteiro. Trata-se da norma estabelecida pela Urbs, que dispõe de estacionamentos exclusivos para moto-frete em detrimento do motociclista comum. Pela divisão de espaço, supõe a autarquia municipal que 50% dos veículos em duas rodas circulando sejam os de frete. Os profissionais de entrega são acionados por rádio onde quer que estejam, e necessariamente não precisa ser em um ponto fixo. Está na hora de reconhecer o erro e consertar o mal feito.

É um desserviço

10 mil perícias sem conclusão! Claro que não estamos falando daqueles seriados americanos, como o CSI e o Medical Detective, mas do Instituto Médico Legal e do Instituto de Criminalística do Paraná. Falta gente e estrutura para a realização dos exames que poderiam ajudar a polícia a desvendar mais crimes. Como estão, essas estruturas prestam um desserviço à população.

O bosque-fantasma

O Bosque do Trabalhador, localizado na CIC, em Curitiba, entre as ruas Manoel W. de Macedo e Av. das Indústrias, vive em estado de abandono e falta de estrutura e equipamentos que ofereçam lazer e diversão aos moradores dos arredores e visitantes. Não tem playgrond e nem as famosas academias de ginástica, que estão espalhadas pela cidade. É um bosque-fantasma. Por que a prefeitura não constrói esses equipamentos para garantir diversão e passatempo aos usuários? Não tem nem bancos para sentar, e quem lá vai se obriga a sentar na grama. E então, prefeitura?

Cuidando da casa

O casal de ex-carrinheiros (parece que o carrinho foi vendido, pois desapareceu) que vive numa praça do Bairro Boa Vista – e que já foi notícia nesta coluna – mantém um cachorro que agora deu para avançar nas pessoas que passam na rua. Isso acontece principalmente à noite. Para o cão (e para seus donos), aquela é a casa da família, e ele está defendendo a casa. O problema é que isso ameaça a segurança das pessoas que moram nas redondezas, porque o animal é de médio para grande porte e tem cara de poucos amigos, segundo uma moradora.

Bem vestidos

Grupos de homens e mulheres acima de qualquer suspeita, à primeira vista, circulam pelas lojas do centro e dos bairros para roubar mercadorias. Em algumas lojas essas pessoas já são conhecidas e, quando chegam, são monitoradas. Mas em outras conseguem retirar grandes quantidades de mercadorias que vendem bem perto dali, em lanchonetes e até em praças. Outro dia, estavam vendendo um notebook completo, "pela metade do preço de etiqueta". Como saíram da loja com um equipamento assim? Só com a ajuda de algum funcionário...

Segurança no mar

Você sabia que a Capitania dos Portos do Paraná mantém um telefone – (41) 3721-1500– para receber reclamações sobre más condições de segurança de embarcações de transporte de passageiros, de jet skis e lanchas que navegam próximos aos banhistas, além de embarcações que estejam sendo conduzidas por pessoal alcoolizado ou inabilitado? Pois isso existe, sim. Em contato com a capitania, é possível ainda receber informações sobre habilitação de amadores, cursos para pessoal civil, cadastro de embarcações, entre outros assuntos ligados à navegação.

* * * * *

"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro."Stephen King, escritor americano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]