• Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação

Um jogo de celular inspirado nas lendas brasileiras e acessível para pessoas com deficiência ou com restrições motoras. Esse é o princípio do Say It The Game, desenvolvido pela dupla Alexandre Nowacki e Wesley Nasray, alunos do Centro Tecnológico Positivo. O funcionamento é similar ao de clássicos como Temple Run e Minion Rush. Para quem não conhece, o “bonequinho” vai correndo pela tela do celular e precisa ir para os lados, pular ou se abaixar para desviar de obstáculos. Neste caso, o diferencial é que não precisa tocar na tela: basta utilizar o controle de voz. O visual foi baseado em uma pesquisa sobre o folclore amazônico. Da disciplina de Jogos Digitais, os desenvolvedores querem levar o jogo para o mundo. O plano é disponibilizá-lo ainda neste ano para Windows Phone e, na sequência, nas plataformas Android e iOS.

Cegos e desenvolvimento

Como se desenvolve a pessoa cega? Para quem não enxerga, o aprendizado tem lá suas especificidades, mas nunca limitações. Esse é o debate do seminário promovido pelo Instituto Paranaense de Cegos (IPC) nesta terça-feira (9). A “palavra na formação do pensamento da criança cega ou surda” é o tema da palestra da tarde, com a professora Sueli Fernandes, da UFPR, e com o diretor do IPC, Enio da Rosa. Pela manhã, o debate será sobre “arte e formação humana em Lukács e Vigotski”. O professor Newton Duarte abordará o aspecto artístico no pensamento dos filósofos.

Bazar beneficente

No próximo sábado (13) e no domingo (14), o ginásio da Escola Vicentina Mercês recebe um bazar beneficente em prol da maternidade Mater Dei. Serão vendidas mercadorias apreendidas pela Receita Federal. O dinheiro arrecadado será revertido para a reestruturação das instalações, manutenção e custeio da instituição. Administrada pelo Hospital Nossa Senhora das Graças, a maternidade atende mães e gestantes exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em média, quatro mil partos são realizados ao ano. A Escola Vicentina Mercês fica na Avenida Manoel Ribas, 1.154. O bazar será das 9 às 16 horas.

Casa Eduardo e Mônica

Esta terça-feira (9) é o último dia para quem quiser conhecer a vida de Eduardo e Mônica, casal fictício da música homônima da banda Legião Urbana. Uma residência em tamanho real foi montada na Casa Consul, no corredor do ParkShopping Barigui, em Curitiba. São 120 m² com diversos ambientes, como o quarto de Eduardo solteiro e o do filho do casal. A entrada é gratuita.

Sustentabilidade 1

Um dos objetivos do PRME – órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) para a educação executiva responsável – é promover o desenvolvimento sustentável no mundo. Para isso, é preciso criatividade. Para estimular novas ideias, o PRME lançou um concurso de vídeos, que foi vencido pelos curitibanos Elton Rodrigo Titon e Waldir Teixeira. Eles são alunos do mestrado em governança sustentável do Isae. A peça é um incentivo à adoção da luteria (fabricação de instrumentos musicais) nas prisões brasileiras. Além de reduzir a pena dos detentos, seria uma forma de propiciar instrumentos para alunos de escolas públicas do país. Todo falado em inglês, o vídeo ainda conta com a participação especial de Julião Boêmio, famoso cavaquinista curitibano. A peça será lançada oficialmente no fórum do PRME. Para assistir, acesse https://youtu.be/e3BV5CuNbFE.

Sustentabilidade 2

E por falar em sustentabilidade, o evento Parada Truck, que ocorre no próximo fim de semana, em Curitiba, terá uma operação especial para destinação do óleo de fritura. A empresa Ambiental Santos vai coletar o que for utilizado na feira, e ainda recolherá o óleo doméstico trazido pelos participantes, desde que seja entregue em garrafas PET. A Parada Truck começa na próxima sexta (12) e vai até domingo (14).

Colaborou: Naiady Piva.

Dê sua opinião

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]