• Carregando...

Quem passa pela tumultuada Avenida Mariano Torres, que liga a região da Rodoferroviária ao Passeio Público, em Curitiba, não faz nem ideia dos tesouros escondidos por trás dos muros e construções mais recentes. No fundo de um terreno, bem escondida, lá está uma daquelas casas de madeira dos tempos dos imigrantes, com lambrequins e tudo. Uma joia que, pelo que se percebe, teve uma parte de sua estrutura arrancada, em nome do progresso.

Violência recorde

145 mortes foram provocadas por armas de fogo no mês de outubro, em Curitiba. É o novo recorde do ano, superando os 135 óbitos registrados em fevereiro. A chacina do Uberaba certamente influenciou o resultado, mas de um modo geral o medo ronda a população, principalmente da periferia.

Saída perigosa

Famílias que saem do Clube Urca, na esquina da Rua Marechal Hermes com Albano Reis, no Ahú, não têm segurança alguma para acessar uma daquelas duas ruas. Como o portão fica exatamente na esquina, não dá para ver quem vem "de cima", pela Albano Reis ou pela Marechal Hermes, e o que mais se ouve são freadas e xingamentos. A prefeitura fez uma rotatória na esquina, mas poderia instalar ainda algum tipo de redutor de velocidade. Vai evitar acidentes.

Pobres e ricos

Dentre os usuários de crack há uma hierarquia tão marcante quanto a que vigora dentre os demais segmentos da sociedade. Há os que queimam as pedras dentro de latas de cerveja ou refrigerante grosseiramente abertas, mas também existem queimadores "chiques", que usam cachimbos bem acabados, como o usado por um viciado ontem, perto da Reitoria da UFPR. Só que o problema está é na inalação. Tanto os "pobres" quanto os "ricos" vão sofrer as consequências da droga.

Mau cheiro

Leitora pede atenção da prefeitura para o mau cheiro exalado por alguns açougues e peixarias da área central de Curitiba. Diz que não é admissível que um estabelecimento que vende produtos tão perecíveis descuide da refrigeração. Ela conta que percebeu o problema mais intensamente na semana passada, nos dias de muito calor, e até entendeu a situação. Mas ontem, que estava fresquinho, também cheirava mal.

Morte súbita

Curitiba terá um dia inteiro dedicado à conscientização sobre uma importante questão que ainda desafia a comunidade médica: a arritmia cardíaca – e os casos cada vez mais frequentes de morte súbita, mesmo de pessoas sadias. Para chamar a atenção da população, o Hospital Costantini e parceiros promovem na quinta-feira, Dia Nacional de Prevenção de Arritmias e Morte Súbita, ações gratuitas de prevenção e orientação, na Boca Maldita e no Shopping Mueller (das 10 às 18 horas).

Lanche que ajuda

Durante todo o mês de novembro, quem saborear o Beirut de Alcatra do restaurante Le Liban contribuirá com a campanha "O bem que você faz volta para você", da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba. Parte da renda arrecadada com a venda do lanche será revertida para os Hospitais da Irmandade (Santa Casa de Curitiba, Nossa Senhora da Luz e Maternidade Alto Maracanã, em Colombo), que destinam a maior parte do seu atendimento para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

* * *

"Duas coisas impossíveis de acontecer: o rico comprar o passado e o pobre vender o futuro."

Autor desconhecido, mas bem atento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]