• Carregando...

Ao contrário do que acontece no Paraná, em São Paulo a lei seca no trânsito está sendo tratada como assunto do governo estadual. O governo de José Serra faz campanhas educativas e publicidade na tevê, além de ter reforçado as blitzes com bafômetro. Os resultados estão aparecendo. Ano passado, o número de vítimas fatais de acidentes de trânsito voltou ao nível de 2004, apesar do crescimento da frota no período. Enquanto isso, no Paraná a lei seca foi relegada a um plano secundário e não há estímulo (como fiscalização) para os motoristas evitarem o álcool antes de pegar no volante.

* * * * * *

O que é Quaresma?

Estamos em plena Quaresma, mas quem sabe o que significa isso? O termo é uma contração da palavra latina quadragésima e, entre outros significados, rememora os 40 anos de peregrinação dos hebreus pelo deserto, após sua saída do Egito, e os 40 dias de jejum passados no deserto por Jesus, entre o seu batismo e o começo de sua vida pública. Como os domingos não fazem parte da Quaresma e não são contados, na prática o período não dura só 40 dias, e sim 46, segundo o Guia das Curiosidades Católicas, da Editora Vozes.

Só faltava essa

"Vou te hackear", foi a mensagem que uma professora de redação e português recebeu outro dia, depois que uma jovem buscou detalhes sobre seu curso de redação, por telefone celular e, mais tarde, pediu detalhes via e-mail. A professora enviou os detalhes, e como resposta recebeu a mensagem intimidatória, dando a entender que poderia roubar os conteúdos utilizando práticas próprias de um "hacker". Claro que ela deletou a mensagem e procurou ignorar o acontecido, mas confessa que ficou com medo. Em tempo: o celular usado para fazer a ligação pertence a uma empresa de engenharia.

De nada adianta

Na quinta-feira, por volta das 17 horas, no ponto em frente ao Shopping Mueller, uma mulher tentava embarcar no ônibus Ahú-Los Angeles com a filha, uma adolescente paraplégica em cadeira de rodas. Uma leitora viu que o motorista do primeiro ônibus alegou que estava estragado o sistema de elevador, que ela pegasse o seguinte. As duas aguardaram então o próximo – que não vem assim tão imediatamente – , mas o motorista fez de conta que não as viu e seguiu viagem. Foi no terceiro que ela logrou êxito e pode ir até a Praça Rui Barbosa. A leitora pergunta: de que adianta ônibus equipado sem o devido preparo dos motoristas? Com a palavra, a URBS.

Desmaio juvenil

Dezenas de jovens que saíam de uma escola na Rua Pedro Ivo na sexta-feira pela manhã aglomeravam-se na calçada em torno de uma colega que havia desmaiado. Adolescentes mal alimentados – às vezes por dificuldades financeiras, mas nem sempre – correm esse risco. Uma queda brusca na taxa de glicose ou na pressão arterial derruba qualquer um.

Um detalhe que os jovens esqueceram – ou nem sequer sabiam: quando alguém desmaia convém deixar espaço em torno, já que uma boa aeração facilita a recuperação.

O bom e o nem tanto

A fila externa do Restaurante Popular da Praça Rui Barbosa praticamente desapareceu. Numa medida inteligente e de respeito às pessoas que almoçam no local, a fila foi levada para dentro da Rua da Cidadania, e fica na maior parte em área coberta. Quem almoçou ontem no local pode experimentar caldeirada e pirão de peixe bem aceitáveis. Mas, como sempre há um porém, algumas funcionárias que servem a comida nos pratos simplesmente jogam as conchadas, sujando guardanapos e talheres. Não é por estar pagando apenas um real pelo almoço que as pessoas podem ser mal atendidas.

Que pacato, que nada

Moradores do outrora pacato Conjunto Solar, no Bacacheri, em Curitiba, pedem providências à polícia. As várias pracinhas que eram ponto de encontro das famílias passaram a ser ocupadas por usuários de crack – não só à noite, mas também de dia. O caso mais grave é de uma praça nova na Avenida José Gulin, que além de receber usuários parece estar servindo também como ponto de vendas de drogas. Todas as manhãs é possível encontrar nessas praças dezenas de latinhas vazias, usadas como "cachimbos" para queimar as pedras de crack.

O chef vai à sua casa

O suplemento Bom Gourmet, da Gazeta do Povo, tem uma nova seção a partir de agora. Todo mês um renomado chef desafia os leitores a compartilharem receitas com o ingrediente por ele escolhido. Neste mês, as sardinhas são a base do prato principal do desafio proposto pela chef Geraldine Miraglia, do restaurante Oli Gastronomia, que vai preparar o prato na casa do vencedor. Vale ser criativo e ousar com combinações inusitadas. As receitas podem ser enviadas até o dia 22 de março pelo site www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet. Divida aquele prato que só você sabe fazer e vença o desafio!

* * * * * *

Segunda-feira (16), às 19h30, no auditório do Clube Curitibano, e a convite de sua diretoria, a escritora Liamir dos Santos Hauer fará palestra sobre sua obra literária. *** Nascido em 29 de março de 1924, o curitibano Poty lazzaroto sempre festejou seu aniversário junto com Curitiba. Motivo bastante para que a Fundação Poty Lazzaroto e a Biblioteca Pública do Paraná promovam, entre os dias 25 de março e 14 de abril, a exposição "Mestre Poty – 85 anos". Um de seus inconfundíveis desenhos vai ilustrar o programa mensal da Biblioteca. *** Nessa segunda-feira, os católicos festejam o Dia de São José, patrono dos carpinteiros e operários em geral. No árido Nordeste brasileiro, ele é invocado para mandar as águas de março. *** "A dor poderá não desaparecer por completo, mas o sofrimento será amenizado se na fórmula do remédio administrado houver amor." (João Darcy Ruggeri)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]