• Carregando...
 |
| Foto:

O serviço federal de atendimento telefônico Ligue 132, que informa e orienta dependentes e familiares sobre o consumo de drogas, recebeu nos três primeiros meses deste ano 320 ligações oriundas do Paraná. Destas, 183 vieram de Curitiba e 12, de Londrina. Ofertado dentro do programa federal "Crack, é possível vencer", o Ligue 132 funciona 24 horas por dia, de domingo a domingo. As informações e a identidade dos usuários são mantidas em sigilo. O serviço orienta sobre estratégias de prevenção ao uso de drogas, informa quais são as características de pessoas dependentes e indica locais de tratamento. Além disso, o dependente (ou familiar) pode ser acompanhado por profissionais do Ligue 132, por meio de ligações periódicas. Quando há o consentimento do usuário, são agendadas datas para os atendimentos. Até março, por exemplo, das 12 ligações feitas de Londrina, oito aderiram ao serviço personalizado.

Embora tenha sido rebatizado recentemente pelo governo federal, o serviço telefônico existe há cerca de dez anos e era chamado de Viva Voz. A partir de janeiro de 2014, passou a atender pelo nome "Ligue 132/Viva Voz". Os atendimentos são realizados por universitários treinados, além de profissionais da área da saúde.

Jovens líderes

Divulgação

Quinze jovens mulheres, de 18 a 29 anos, com experiência em liderança comunitária e ativismo pelos direitos das mulheres, foram selecionadas por meio de edital público para integrar o Programa de Fortalecimento em Questões de Gênero e Juventude. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Nacional de Juventude (vinculada à Secretária-geral da Presidência da República) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Entre as jovens está a paranaense Isabela da Cruz (foto), 23 anos, integrante da Comunidade Quilombola Invernada Paiol de Telha. O programa do Pnud terá duração de nove meses e oferecerá treinamento em questões de gênero.

Grande pensadora

Reprodução/ Facebook

A polêmica virou piada! Na semana passada a foto de uma prova de Filosofia, aplicada a alunos de ensino médio numa escola do Distrito Federal, movimentou as redes sociais e a imprensa. O motivo: uma das questões se referia à funkeira Valesca Popozuda como "grande pensadora contemporânea". O professor que elaborou a questão, Antonio Kubitschek, disse que a intenção era chamar a atenção sobre o papel da imprensa "sensacionalista" no debate em torno do assunto. Depois da repercussão, uma página foi criada no Facebook para ironizar a situação: "Valesca Grande Pensadora". A página traz fotos de Valesca com legendas que citam nomes de filósofos e pensadores (foto). Um pouco de humor não faz mal a ninguém!

Páscoa Solidária

A entidade Reviver Down, de Curitiba, está arrecadando chocolates, ovos de Páscoa e caixas de bombons para a festa de Páscoa Solidária deste ano. Os chocolates serão entregues para as crianças e jovens Down, que participarão da festa de confraternização da associação, no dia 27 de abril, na Escola Primavera. A entidade atende 960 associados com síndrome de Down, em Curitiba e região metropolitana. As doações poderão ser feitas até o dia 25 de abril, em horário comercial, na MDC Consultoria Ambiental (Rua Professor Nilo Brandão, 358).

24 quadros por segundo

"A morte faz parte da vida. É o nosso destino."

A frase, sugerida pelo leitor Lineu Roberto Mickus, foi retirada do filme Forrest Gump, o contador de histórias. Ela foi dita pela mãe do protagonista.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]