• Carregando...
 | Roberto Custódio/ JL
| Foto: Roberto Custódio/ JL

Violência doméstica

O Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Curitiba recebeu no ano passado 750 denúncias de agressão, cerca de 60 por mês. O volume de trabalho é considerado muito alto para a estrutura da vara, que conta com apenas um juiz, dois assessores, três psicólogos e um assistente social, além de técnicos e oficiais de justiça. Conforme critérios estabelecidos pelo Tribunal de Justiça, com mais de 300 denúncias por ano já é recomendável criar uma segunda vara. Por causa da falta de estrutura, o próximo mês disponível para audiências no juizado é julho de 2015.

Com 12 anos de história, a loja londrinense K2 Point Mangá, especializada em quadrinhos japoneses, ajudou a descobrir talentos nacionais e internacionais. Mais de 2 mil alunos já passaram pela escola de desenho do estabelecimento. Algumas dessas crianças e adolescentes, que começaram de forma despretensiosa na sala de aula, hoje ocupam cargos em grandes editoras e produtoras. É o caso da atual editora-chefe da Editora Panini (maior editora de comics no Brasil, com títulos da Marvel e Turma da Mônica Jovem), Elizabeth Kodama. E de Erica Awano, responsável pelo design de todo o plano de fundo do filme Alice no País das Maravilhas, do cineasta Tim Burton.

Origem

A londrinense Kátia Kuboyama abriu a K2 Point Mangá em 2002 ao lado da irmã, Karina. A ideia era facilitar o acesso aos quadrinhos japoneses, que, na época, eram raros no Brasil. "A gente conseguia muita coisa nas convenções realizadas em São Paulo anualmente, mas era um tempo muito longo de espera." Além da comercialização dos mangás, a antiga paixão pela arte de desenhar também estava presente desde o início da K2 Point. Kátia conta que ela e a irmã traziam professores que costumavam dar cursos apenas em grandes centros, como São Paulo. Atualmente, Karina é designer de personagens de games nos Estados Unidos. O primeiro trabalho internacional dela foi há cinco anos, quando se mudou para o Japão a convite da rede de televisão NHK, para criar o mascote oficial da emissora pública japonesa.

Eureka

O Projeto Eureka, que existe há cerca de 15 anos em Curitiba e oferece videoaulas gratuitas com dicas para os vestibulandos, está de cara nova e se tornou um pré-Enem. As aulas começaram no mês passado e vão ao ar em telessalas, de segunda a sexta-feira, das 19h20 às 22h30. Há polos de educação a distância em pelo menos 13 estados, com 8 mil alunos já cadastrados. Os estudantes não pagam nada para acompanhar as aulas, que são transmitidas com tecnologia da empresa VBC Telecom. As escolas ou associações interessadas em se tornar polos de transmissão podem fazer a inscrição no projeto, até o fim deste mês, pelo e-mail centralead@vbctelecom.com.br ou no telefone (41) 3335-9617. Estudantes também podem entrar em contato para verificar onde há polos na sua cidade. Em Curitiba, o polo fica no IFPR da Vila Oficinas, na Rua Emílio Bertolini, 44B. Ainda há vagas.

Segurança

O Conselho Comunitário de Segurança do Hugo Lange, em Curitiba, promoverá uma reunião pública na segunda-feira, dia 14 de abril, às 19h30, no Colégio Positivo Ambiental (Rua Itupava, 985). Uma boa oportunidade de discutir melhorias para o bairro!

Colaborou: Tatiane Salvatico

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]