• Carregando...
 | Cláudio Feldens  / Gazeta do Povo
| Foto: Cláudio Feldens / Gazeta do Povo

O pé dessa lixeira, que fica na Avenida Visconde de Guarapuava, no Centro de Curitiba, está podre e quebrado. Um guardador de carros da região tem na ponta da língua a razão da ferrugem no suporte: a urina que os curitibanos depositam ali diariamente. Segundo ele, quando o movimento diminui, à noite e nos fins de semana, as pessoas não pensam duas vezes em usar a lixeira como mictório.

De quem são?

As centenas ou milhares de pessoas que visitaram ontem a Igreja da Ordem no feriadão de Páscoa devem ter saído se perguntando de quem são os quadros da Via-Sacra que ornamentam o espaço. Criação do artista curitibano Luiz Carlos de Andrade Lima, falecido em 1998, 14 das 15 telas cedidas pelo artista em comodato, em 1982, continuam lá sem identificação. A 15ª sumiu em 2006. Leitora torce para que essa identificação seja feita até a Festa de São Francisco.

Sinalização horizontal 1

Para quem estava cobrando, a prefeitura deu a resposta. A Rua João Negrão, uma das que fazem parte do "anel viário da Copa", recebeu sinalização horizontal em grande parte do trecho que foi recapeado. Depois dos "poços" da Sanepar e da Copel, que haviam ficado mais fundos que o asfalto novo, faltavam mesmo as linhas brancas dividindo as faixas de rodagem e as faixas de pedestres.

Sinalização horizontal 2

Com a pintura das faixas, o pessoal do EstaR voltou a trabalhar na João Negrão. Como teste, um carro Mercedes, daqueles de "bom calibre", passou o dia estacionado num mesmo ponto, provocando desconfiança geral. A Polícia Militar chegou a ser acionada para verificar o imbróglio. O curioso é que o agente da Setran que passou pelo local não autuou o carro. Vai ver pensou que fosse de algum "cacique".

Providência rápida

Caçambas que bloqueavam a passagem de pedestres na frente da farmácia Nissei, próxima à Catedral Basílica, e que foram mostradas na seção Imagem do Dia associadas a um carrinho de pipoca e um poste, tiveram seu posicionamento alterado. Com isso, a área aberta para a circulação dos pedestres aumentou consideravelmente. Solução simples, rápida e eficaz.

Gestão compartilhada

O Paraná ganha a primeira empresa do país com gestão compartilhada junto aos catadores de materiais recicláveis. Será inaugurada na quinta-feira a Central de Valorização de Materiais Recicláveis (CVMR), em Pinhais. A ação é uma iniciativa do Sindibebidas/PR e empresas colaboradoras, e vai beneficiar mais de 2 mil catadores. Segundo dados da Secretaria de Meio Ambiente, 22% de todo o lixo produzido em Curitiba é reciclado.

* * * * *

"Temer o amor é temer a vida, e aqueles que temem a vida já estão praticamente mortos."

Bertrand Russell, filósofo britânico.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]