• Carregando...

No fim do século 19, durante a Revolução Federalista, Ildefonso Correia (1849–1894), o barão do Serro Azul, reuniu empresários e, à frente de uma Junta Governativa do Comércio, negociou com os revolucionários maragatos para que não destruíssem Curitiba. Para isso, concedeu empréstimo de guerra aos revoltosos que iam do Rio Grande do Sul em direção à então capital da recém-fundada República, o Rio de Janeiro. Foi considerado traidor pelo governo de Floriano Peixoto e, depois, assassinado na Serra do Mar. O importante capítulo da história do estado foi resgatado no filme O Preço da Paz, lançado em 2003.

A reprodução do filme acaba de ser oficializada. O DVD começará a ser distribuído para escolas, bibliotecas e para a imprensa. Parte dos DVDs será colocada à venda em livrarias e bancas de revistas. A distribuição do filme deve coincidir com a sanção pelo presidente Lula da lei que inclui o nome do barão do Serro Azul no Livro dos Heróis da Pátria. A proposta, de autoria do senador Osmar Dias (PDT-PR), já foi aprovada pelo Congresso.

Jingle bells

Ainda nem viramos o mês de novembro e os comerciantes já se preparam para o Natal, a data mais quente do comércio. Quem passa pela Avenida Sete de Setembro, próximo ao Mercado Municipal, percebe que as lojas de enfeites já receberam novos itens.

"Maquiagem" solidária 1

Contam os taxistas paulistanos que a semana que precede o Grande Prêmio de Fórmula 1 na cidade (no próximo domingo), a capital do concreto fica mais humana. É uma semana intensa de ações filantrópicas, entrega de cestas básicas e dinheiro para comunidades carentes. Também não é incomum ver mendigos e meninos de rua serem bem recebidos nos hotéis mais chiques da cidade, onde se hospedam as equipes do campeonato.

"Maquiagem" solidária 2

Os taxistas observam tudo, pois levam as equipes para lá e para cá nessas ações beneficentes. Mas, assim como no carnaval, a São Paulo da F1 tem sua quarta-feira de cinzas. Assim que a corrida acaba e as equipes se despedem da cidade, os indigentes e meninos de rua voltam a serem expulsos das portas dos hotéis, como cachorros.

De olho na glicemia

O Centro de Diabetes do Hospital Nossa Senhora das Graças realizará no dia 8 de novembro, das 8h30 ao meio-dia, o Curso de Educação em Diabetes Mellitus tipos 1 e 2, voltado para pacientes e aberto para a comunidade. O encontro abordará informações básicas sobre a doença, importância de controle nos níveis de açúcar no sangue, alimentação balanceada e atividade física. A palestra será ministrada por equipe formada por endocrinologistas, nutricionistas, educador físico, podólogo e educadores em diabetes. O curso é gratuito para paciente mais um acompanhante. Informações pelo (41) 3240-6830 ou cursoscdc2008@yahoo.com.br.

Visual

O Núcleo Paranaense de Decora ção está envolvido em uma tarefa nobre nas próximas semanas. Sob a coordenação da presidente da entidade, Regina Bruni, um grupo de profissionais das áreas de decoração, design de interiores e arquitetura está desenvolvendo o projeto de ambientação e humanização da Casa de Apoio à Criança com Neoplasia da APACN (Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia), que será inaugurada no próximo dia 13 de novembro.

Terapia nutricional 1

Na onda das dietas saudáveis, cresce a procura pelos chamados alimentos funcionais. Recente publicação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) libera de registros diversos ingredientes que podem passar a compor a fórmula dos alimentos funcionais. Anteriormente o processo de registro para este segmento era lento e rigoroso. Constam da lista: lecitina de soja, lecitina de ovos, inulina, gelatina de peixe, frutooligosacarídeo, e o colágeno hidrolisado/gelatina hidrolisada. Estes ingredientes podem fazer parte da fórmula de vários alimentos, desde que nos rótulos estejam as advertências solicitadas pela própria Anvisa.

Terapia nutricional 2

De acordo com definição da Anvisa, alimentos com alegação de propriedade funcional ou simplesmente alimentos funcionais são aqueles que produzem efeitos metabólicos ou fisiológicos por meio da atuação de um nutriente ou não nutriente no crescimento, desenvolvimento, manutenção e em outras funções normais do organismo humano.

* * * * * *

O Asilo São Vicente de Paulo completa hoje 82 anos com missa em ação de graças, às 10 horas, na capela da instituição.

*** Também às 10 horas, a Assembléia Legislativa entrega o título de cidadão benemérito do Paraná ao médico Paulo Rogério Mudrovitsch de Bittencourt.

*** Há exatos 20 anos, no autódromo de Suzuka, no Japão, Ayrton Senna da Silva conquistou seu primeiro título mundial na Fórmula 1.

*** Há um ano, a Fifa confirmou o Brasil como sede da Copa de 2014.

*** O técnico da seleção argentina, Diego Armando Maradona, completa hoje 48 anos de idade. Outros aniversariantes do dia são o ator mexicano Gael García Bernal e a atriz brasileira Natália Lage, que fazem 30 anos.

*** "Das três melhores coisas da vida a segunda é comer e a terceira é dormir." (Stanislaw Ponte Preta)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]