• Carregando...
 | Pedro Serápio/Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: Pedro Serápio/Gazeta do Povo/Arquivo

Ocorre nesta quinta-feira (30), a partir das 19 horas, no Clube Curitibano (Av. Getúlio Vargas, 2.857), o lançamento de um DVD em que a professora Chloris Casagrande Justen, 92 anos, fala de sua longa carreira no magistério e na literatura. A gravação do depoimento é uma iniciativa dos profissionais de imprensa Luiz Renato Ribas e Renato Mazânek. Os dois estão à frente do projeto “Memórias Paraná”, que se propõe a registrar a vida e a obra de todo e qualquer paranaense que tenha deixado alguma contribuição ao estado – famosos e discretos, sem distinção. Na cerimônia de lançamento, a homenageada será recebida pelo mestre de cerimônias Roberto Bostelmann – uma das vozes da rádio na década de 1960. O primeiro discurso é de Odilon Merlin, diretor de cultura do Clube Curitibano, seguido da palavra da educadora e escritora. Os DVDs serão distribuídos gratuitamente. O encontro se encerra com apresentação musical comandada por Sérgio Justen e Orly Bach. O Curitibano, o GRPCom e a Academia Paranaense de Letras estão entre os apoiadores da nova fase do “Memórias Paraná”.

A homenageada

Chloris é um dos primeiros nomes da última lavra de depoentes do projeto – iniciada no primeiro semestre. Do início dos anos 2000 para cá, o Memórias ultrapassou a marca de 130 depoimentos, número que o compara apenas a outro projeto, o “Memória Bamerindus”, realizado nas décadas de 1980 e 1990, interrompido com a venda do banco para o HSBC. Foram mais de 230 gravações, hoje disponíveis no Museu da Imagem e do Som, mediante solicitação. As duas iniciativas são pródigas em preencher a lacuna de fontes sobre o Paraná. À frente da Academia Paranaense de Letras – na qual ocupa a cadeira 24 – dona Chloris, como é chamada, tem seu nome ligado às mais importantes instituições educacionais e literárias do estado. Trabalhou no Instituto de Educação e constituiu a sede da Centro Paranaense Feminino de Cultura, para citar dois capítulos de sua extensa folha de serviços prestados.

Estágios e empregos

O Banco Nacional de Empregos (BNE) promove nesta quinta-feira (30) uma nova edição de sua Feira de Estágios e Empregos, em Curitiba. Participam cinco empresas de recursos humanos. Ano passado, foram registrados 410 atendimentos por estande. Os currículos podem ser cadastrados antecipadamente em www.bne.com.br/uninter. O evento será na sede do grupo Uninter (Edifício Garcez, na Avenida Luiz Xavier, 103), das 9 horas às 21h30. A feira é aberta ao público.

Cães abandonados em São José dos Pinhais

A leitora Claudia Delgado denuncia a situação de abandono dos cães do bairro Borda do Campo, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Moradores de áreas de risco estariam deixando o local e os cachorros ficaram para trás, segundo ela, que cobra uma solução do poder público. A prefeitura informou à coluna que técnicos da Secretaria de Meio Ambiente de São José dos Pinhais fizeram vistorias no local e organizam uma espécie de “censo canino”, que terá início na próxima semana. O objetivo do trabalho é avaliar a situações de animais, ver quais estão abandonados e quais semidomiciliados (que possuem proprietário, mas se encontram em via pública). Posteriormente serão realizadas outras ações, conforme as necessidades verificadas.

Divulgação

Pãozinho solidário

Lar temporário de 20 crianças em situação de vulnerabilidade social, a Associação Lar Moisés acaba de arrecadar R$ 4,2 mil em doações. A ajuda é fruto do projeto “Pãozinho Solidário”, da Pizzaria Baggio. São pães preparados com o excedente da massa de pizza e oferecidos nas unidades mediante contribuições voluntárias. O dinheiro arrecadado é todo revertido a entidades beneficentes.

Campanha do agasalho

Já a empresa Oi concluiu sua campanha do agasalho com a doação de oito mil peças de roupa. Durante 40 dias, entre o fim de maio e o início de julho, funcionários da BTCC, empresa que pertence à telecom, fizeram a coleta dos agasalhos, que foram distribuídos para cinco estados. No Paraná, cerca de 1,4 mil peças foram entregues ao Provopar Estadual.

Colaboraram: Naiady Piva e José Carlos Fernandes.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]