• Carregando...
 | Claudio Feldens/Gazeta do Povo
| Foto: Claudio Feldens/Gazeta do Povo
  • Jussara: projeto ajuda na recuperação

Esse casarão da Rua Barão do Rio Branco, que foi palácio do governo e hoje abriga instalações da Polícia Civil, merece uma visita de engenheiros e arquitetos para evitar que se deteriore. Afinal, trata-se de um prédio histórico. Da sacada do 1.º andar, o então aspirante a presidente do Brasil Getúlio Vargas acenou para uma multidão. Foi em 1930, quando Getúlio e sua comitiva se dirigiam ao Rio de Janeiro para derrubar o presidente Washington Luiz e instituir o governo revolucionário.

Conversa afiada

Arquitetura hospitalar

Formada em Engenharia Civil pela PUCPR e pós-gradua­da em Arquitetura e Adminis­tração Hospitalar pela Universidade São Camilo, de São Paulo, Jussara Benghi Ruggeri atua há mais de 15 anos na área de saúde com projetos em vários hospitais e clínicas de Curitiba. Ainda em dezembro, vai colocar toda a sua experiência num site que está desenvolvendo (Hospitalarte). Na PUC, Jussara está há 11 anos assinando projetos para o Hospital Universitário Cajuru, Hospital Santa Casa, Hospital Psiquiátrico Nossa Senhora da Luz e inclusive para o novíssimo Hospital Marcelino Champagnat.

A arquitetura influi na recuperação do paciente?

Sem dúvida. Os médicos reconhecem que o projeto pode proporcionar a recuperação mais rápida do paciente, aliando aconchego, modernidade estrutural e tecnológica, humanização e beleza.

Qual o diferencial do Marcelino Champagnat?

O projeto, desenvolvido dentro das normas da Joint Commission International, beneficia tanto pacientes quanto profissionais. Destaco a iluminação natural nos dez pavimentos e na UTI, onde amplas janelas levam a iluminação natural a todos os 20 leitos. Mas tem muito mais, como as sete amplas salas cirúrgicas, as cinco alas de internação e os ambientes humanizados para familiares de pacientes. Enfim, é um hospital de padrão internacional.

Adoção de Natal

Se a ideia é adotar um cãozinho neste Natal, opções não faltam pelas ruas. Parece que a primavera, além de flores, trouxe ninhadas a cada esquina. Dois deles, pretinhos, com cerca de 2 meses, correm para cima e para baixo na Rua João Antônio Prosdócimo, no trecho logo após a Avenida das Torres, no sentido Cajuru. Devem estar esperando o novo dono... Mas que seja uma adoção responsável.

Capital do Natal

O lema "Curitiba capital do Natal", adotado pela prefeitura neste ano, não é coisa nova, como lembra o colunista Luiz Alfredo Malucelli. Na época em que foi gerente comercial do Canal 12, em 1989, Malu, como é mais conhecido, foi responsável pela criação de campanha com esse nome, que, segundo o secretário de Turismo da época, Júlio Zaruch, aumentou significativamente o número de turistas. A campanha premiava decorações de ruas, vitrines e casas, escolhidas por uma comissão formada pelo pintor Álvaro Borges, pelo publicitário Sérgio Mercer e pelo empresário Luiz Groff.

* * * * *

"Devemos nos tolerar uns aos outros porque a diferença faz parte da humanidade."

Paulo Autran, ator brasileiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]