• Carregando...
 |
| Foto:

De 27 de maio a 5 de julho Curitiba terá uma semana cultural em co­-me­­moração aos 150 anos de unificação da Itália. Chamada de "Mia Cara Curitiba", a semana terá uma programação que envolve ações artísticas, gastronômicas, sociais e esportivas. A abertura será no dia 27, às 20 horas, na Praça Generoso Marques, quando o Paço da Liberdade se iluminará e as bandeiras da Itália, do Brasil, do Paraná e de Curitiba cobrirão a fachada do prédio. Haverá um Concerto de Imagens nas fachadas do Paço e de outros prédios da praça. Mais informações no site www.miacaracuritiba.com.

Conversa afiada

A cuidadora de almas através da música

Com movimentos suaves, um brilho no olhar e um en­tusiasmo pela música, uma das poucas maestrinas do país, a mineira Elaine Fajioli, 64 anos, vai reger pela primeira vez a Camerata Antiqua de Curitiba, na Capela Santa Maria, nos dias 27 e 28. Como pianista e regente, já atuou ao lado de grandes no­mes da música erudita.

Ela também é professora de canto na Universidade Federal de Minas Gerais.

Como surgiu a música em sua vida?

Cresci ouvindo música, em Belo Horizonte. Aprendi a ler partituras antes de aprender a ler [risos] com a minha irmã. Ao fazer o teste vocacional deu Medicina. Porém, nunca me imaginei longe da música. Se não fui médica de homens, transformei-me, através da minha música, em cuidadora de almas.

E sua ligação com o Paraná?

A primeira vez que saí de casa foi para vir participar de um festival de música em Curitiba, em 1967. Adorei a cidade e o povo. Retornei 30 anos depois como professora, no Festival de Inverno, em Londrina.

Como fez a escolha do repertório?

Como boa mineira, sou uma boa religiosa. Sempre abro meus trabalhos com um canto gregoriano. Assim, acredito que ficamos mais protegidos [risos].

Serviço:

Quando: dia 27, às 20 horas, e dia 28, às 18h30. Onde: Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273 -- Centro). Ingressos: R$ 15 e R$ 7,50 (meia-entrada).

Aniversário da Santa Casa

A Santa Casa de Curitiba comemora neste domingo 131 anos de fundação. Fundada em 22 de maio de 1880 pelo imperador Dom Pedro II, é o hospital mais antigo do Paraná ainda em funcionamento. Entre os mais de 170 mil atendimentos por ano estão internamentos, consultas ambulatoriais e de emergência. A instituição tem contrato como hospital de ensino com a prefeitura de Curitiba desde 2005, de acordo com as normas do Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital tem 17,5 mil metros quadrados, 259 leitos (149 pelo SUS), nove salas de cirurgias e banco de sangue. São 38 leitos de UTI adulto.

Casamento coletivo

Quem quiser participar do casamento coletivo que será realizado no dia 2 de junho, no salão paroquial do Santuário Nossa Senhora do Carmo, em Curitiba, terá até o dia 31 deste mês para se inscrever. As vagas são limitadas: no máximo, 200 casais. Casais interessados devem ficar atentos para a documentação que deverá ser apresentada na hora da inscrição. Será necessária a apresentação da certidão de nascimento original, RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda. As inscrições podem ser feitas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), órgão da Fundação de Ação Social (FAS) responsável por analisar e encaminhar a documentação dos casais para o cartório.

* * * * *

"Que é a história senão uma fábula em que todos concordam?"

Napoleão Bonaparte

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]