• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Muita gente que compra e lê muitos livros vive este dilema: o que fazer com aquelas obras que estão lá paradas, sem uso e, no máximo, embelezam a estante de casa? A questão afligia o casal Peterson Luiz e Camila Gomes, moradores do bairro Jardim Social, em Curitiba. Em uma caminhada, encontraram a solução: uma casinha com livros, afixada nos arredores do PolloShop, no Alto da XV. Resolveram imitar a ideia. Assim surgiu a minibiblioteca do Jardim Social. No começo, o povo estranhou. “As pessoas olhavam, não queriam pagar. Alguns até bateram aqui em casa”, conta Peterson. Aí eles colocaram a plaquinha com as regras: leia, devolve se puder, passe para a frente de alguma forma. Lá tem de Woody Allen a Sidney Sheldon, passando por Augusto Cury e Carlos Drummond de Andrade. A iniciativa chegou a ser ameaçada pela chuva, com infiltração. Mas foi vedada com silicone e o problema, resolvido. Para conhecer, é só passar por lá: fica na Rua Anita Ribas, 263.

SOS Mata Atlântica

Deseja trabalhar para a conservação da Mata Atlântica? A dica é se inscrever no programa de voluntariado da ONG SOS Mata Atlântica. Há vagas abertas para trabalho na Reserva Natural Salto Morato, em Guaraqueçaba, no Litoral do Paraná. O candidato deve ter disponibilidade de passar pelo menos um mês no local – tempo necessário para conhecer a rotina da reserva e auxiliar nas atividades cotidianas do grupo. Além de conservar o local, o espaço incentiva pesquisas científicas e conta até com uma estação meteorológica própria. Já foram registrados 98 espécies de mamíferos, 646 de vegetais e 325 de aves em Salto Morato desde que o local foi reconhecido como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), em 1994. Para se inscrever como voluntário, acesse www.fundacaogrupoboticario.org.br.

Dia do Pediatra

Pediatra é daqueles profissionais que marcam a vida de muita gente. Para comemorar o dia dele, a Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP) realiza nesta segunda-feira (27) um evento, no qual haverá homenagens a Hedy Almeida e Marcos Ceccatto, grandes nomes da especialidade. Será a partir das 20 horas, na sede da sociedade (Rua Desembargador Vieira Cavalcante, 550).

Carbono 14

Divulgação / SIM Galeria

Fãs de arte paranaense, atenção: são os últimos dias para curtir a exposição Carbono 14, que tem como tema central a árvore de araucária. São duas séries de fotografias, a Bicho do Paraná, e a A.A.A. (Arquivo Araucária Angustifolia). A mostra fica em cartaz até o próximo sábado (1º de agosto), na SIM Galeria (Alameda Presidente Taunay, 130). Na foto, a obra Bicho do Paraná 004, em guache e colagem de transferidores e réguas sobre impressão com tinta pigmentada.

Haicais visuais

Outra dica artística: a editora Positivo lançou nesta semana a obra Haicais visuais, do premiado autor Nelson Cruz. São dez histórias estilo haicai (aquele micropoema japonês em três versos de cinco, sete e cinco sílabas, respectivamente), desenhadas em formato de tirinhas de jornal. O livro custa R$ 35,50 e é vendido no site da editora, em http://bit.ly/1Or6NKu .

Corrida da dor de cabeça

Curitiba terá sua própria corrida de dor de cabeça. É isso mesmo, e não é brincadeira. Para promover seu congresso, a Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCe) promove a corrida “vencendo as cefaleias”, marcada para 2 de setembro, em paralelo com a Corrida da Lua, que ocorre no Parque Tingui, a partir das 20 horas. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da atividade física na hora de prevenir as dores de cabeça. O exercício aeróbico, aliás, é uma ótima forma de controlar enxaquecas e outros tipos de cefaleias crônicas, segundo o neurologista Pedro Kowacs, presidente da SBCe. O Congresso Brasileiro de Cefaleia ocorre entre 3 e 5 de setembro. Para se inscrever na corrida ou no evento, acesse www.congressocefaleia.com.br.

Colaborou: Naiady Piva.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]