i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Entrelinhas

Miopia ao volante

  • Porclaudio feldens - entrelinhas@gazetadopovo.com.br - Adriano Justino – interino
  • 19/09/2012 21:10
Ministério Público investiga se há exploração de crianças em apresentações natalinas do banco | Antônio Costa/ Gazeta do Povo
Ministério Público investiga se há exploração de crianças em apresentações natalinas do banco| Foto: Antônio Costa/ Gazeta do Povo

Entre tantas irregularidades que podem ser vistas no trânsito de Curitiba, a paradinha em cima do meio-fio é uma das mais incompreensíveis: o sujeito dá a ré para estacionar, sente que o automóvel sobe um pouco e mesmo assim puxa o freio de mão e desce do carro. "É rapidinho" – esse talvez seja o argumento mental do autoengano do condutor em 99% das infrações.

Resíduos sólidos

O debate em relação ao destino de resíduos sólidos de cidades e empresas é tema do 3º Fórum de Proteção e Cuidado com o Meio Ambiente, que será realizado a partir das 13 horas de hoje, em Curitiba, no Hotel Slaviero Palace. O evento contará com a participação de 112 pessoas, entre eles 60 representantes de grandes empresas e quatro de prefeituras da Região Metropolitana de Curitiba. O destaque fica para a palestra que abordará as leis ambientais de resíduos sólidos dos estados da Região Sul e a que apresentará uma tecnologia alemã para separação de lixo, baseada na segregação de materiais por sensores – já implantada em Leipzig, na Alemanha, e na holandesa Eindhoven. As inscrições já estão encerradas.

Olhos vermelhos 1

Olhos sempre irritados e vermelhos em cães e gatos é sinal de que algo está errado. Segundo a médica veterinária Letícia Castanho, oftalmologista do Hospital Veterinário Batel, esses podem ser sintomas de infecção ou incômodo. "A vermelhidão pode estar associada a secreções, piscar constante por desconforto e dor, lacrimejamento, coceira, prurido e sensibilidade à luz", diz.

Olhos vermelhos 2

De acordo com a médica algumas raças de cães têm mais predisposição para apresentar o problema como os lhasas, shih tzus, buldogues, cockers e pequinês. "Esses cães podem apresentar algumas alterações características da raça como distiquíase (formação irregular da segunda fileira ciliar), cílio ectópico (cílios anormais que crescem nas glândulas oleosas na pálpebra) e olho seco."

Não perca

Milhares de devotos são esperados para a 199ª Festa de Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná, que ocorrerá em seu Santuário em Paranaguá entre os dias 3 e 18 de novembro. O tema da festa é Nossa Senhora do Rosário do Rocio, Mãe da Fé, para a qual são esperadas mais de 500 mil pessoas. Amanhã, às 10 horas, será realizada a coletiva de lançamento do evento, no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio. Informações pelo (41) 3423-2020.

Uma viagem à Paris do século 19

Um conjunto de mais 110 fotografias raras da Biblioteca Nacional, pertencentes ao álbum Siege de Paris: 1870–1871 (O cerco de Paris: 1870–1871), feitas pelo francês Auguste Bruno Braquehais (1823–1875), integra agora o disputado acervo da Biblioteca Digital Mundial. O álbum faz parte da coleção Thereza Christina Maria, compilada pelo Imperador Pedro II e doada por ele à Biblioteca Nacional. As fotos podem ser vistas no site http://bndigital.bn.br/terezacristina/galeria.htm

Aos pedestres, a rua

Leitor diz que a Rua Carlos de Carvalho está com uma reforma nas calçadas. Na quadra junto à Praça da Espanha, de ambos os lados da via, há áreas cercadas pelos estabelecimentos (não se sabe se autorizadas ou não, segundo o leitor) e calçadas desmanchadas. "Para o pedestre sobrou a rua", diz ele.

* * * * *

"Ao invés de desperdiçar sua vitalidade com preocupação ou distúrbios, perceba que sua mente e corpo são indivisivelmente unidos. O que acalma e tonifica um, tranquiliza e melhora o outro."

Marsha Sinetar

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.