• Carregando...
 | Colaboração do leitor Sergio Riekes
| Foto: Colaboração do leitor Sergio Riekes

Os proprietários do edifício localizado na Rua Mateus Leme esquina com Lysímaco Ferreira da Costa, antiga sede da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), foram notificados pela Secretaria Munici­­pal do Urbanismo. A partir do aviso, corre prazo de 30 dias para vedar todas as entradas e saídas do prédio, para eliminar os problemas causados à comunidade. Como a pichação desmedida registrada pelo leitor. O imbróglio se deve à falta de acordo entre Celepar e donos: a empresa defende as indenizações segundo decreto estadual; os proprietários defendem a validade do contrato de locação, de 1979.

Leve seu filho

Nesta sexta às 9 e 14 horas e no sábado e domingo às 16 horas, leve seu filho para ver a peça Marcelo, Marmelo e Martelo, adaptação de Édson Bueno para o livro de Ruth Rocha. O garoto Marcelo resolve criar um dicionário próprio, trocando as palavras usuais. Em seu vocabulário, colher vira mexedor, cachorro vira latidor e leite é suco de vaca.

É no Centro Cultural Boqueirão, com ingresso gratuito.

Mais uma na mosca

Mesmo os mais incrédulos terão de dar o braço a torcer: a meteorologia acertou com precisão absoluta e com três dias de antecedência a entrada da frente fria que mudou o tempo ontem sobre o Paraná. Até mesmo o comportamento do sistema frontal, com pancadas bem isoladas e temporais localizados, foi antecipado pelos meteorologistas. O Simepar, instituto paranaense muito bem equipado, está entre os "acertadores".

Inglês e espanhol

A segunda língua é cada vez mais essencial para quem disputa o mercado de trabalho. Que tal aproveitar a oportunidade que o Colégio Estadual Conselheiro Zacarias oferece para aprender, gratuitamente, inglês ou espanhol. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 26 na secretaria do Colégio ou pelo telefone (41) 3264-5216. É bom correr porque as vagas são limitadas. O inglês será à noite e o espanhol à tarde.

Lixeira zero

A Prefeitura de Curitiba deve ter implantado um programa do tipo "Lixeira zero" na Praça Generoso Marques. Toda aquela área lindamente ajardinada, com lâmina d'água e tudo, não possui uma lixeira sequer. Nas redondezas, a única encontrada estava do outro lado da Rua Riachuelo, perto da entrada da Galeria Andrade. E estava no chão, arrancada "com raiz" e tudo. Um comerciante da área disse que foi um "efeito colateral" da Virada Cultural do último fim de semana. Se foi, já deveria ter sido arrumada.

Lugar seguro?

O Terminal do Guadalupe, ponto de embarque e desembarque de ônibus que vêm de vários municípios da região metropolitana, no centro de Curitiba, deve ser um lugar dos mais seguros. Tanto que a Polícia Militar fechou o posto de atendimento que havia ali. Quem conhece o lugar, no entanto, sabe perfeitamente que não há nada de seguro por ali. Mas as autoridades lavam as mãos e deixam os usuários à mercê da sorte. Os assaltos são constantes, principalmente à noite.

Linguagem variada

O jornalista Márcio Renato dos Santos lança hoje, às 19h30, na Livrarias Curitiba do Shopping Estação (av. Sete de Setembro, 2775), o livro "Minda-Au" (ed. Record, 84 pág., R$ 19,45), durante um bate-papo com o público. A entrada é franca. A obra reúne sete contos, cada um deles com uma proposta de linguagem, de estética e de narrativa. Márcio Renato dos Santos é mestre em Estudos Literários pela UFPR e atualmente integra a equipe do Caderno G, da Gazeta do Povo.

* * * * *

"As feridas da alma são curadas com carinho, atenção e paz."

Machado de Assis, escritor brasileiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]