Os totens de informações que a prefeitura municipal colocou em vários pontos da cidade podem ser tudo, menos complicados. Mas foi o que disse uma senhora outro dia, depois de tentar obter alguma informação num deles – o que fica na Praça Carlos Gomes. Segundo a cidadã, "para começar não achei o teclado. Fiz um curso de informática há alguns anos e o pouco que sei mexer em computador é com teclado", desabafou. Os totens usam aquele sistema de toque na tela. Pena que a população como um todo não saiba usar, mas o pacote de informações é bem completo.

CARREGANDO :)

Se eu fosse...

Eu conheci numa cidade do interior do Rio Grande do Sul (Santa Maria), "que fui visitar no ano passado, um trabalho bem legal, que envolve os alunos e as famílias deles na manutenção das escolas da periferia. Os pais e irmãos pintam muros e paredes e ajudam a escola a manter tudo roçado o ano inteiro. Isso acabou com o vandalismo nas escolas. Parece que o programa começou em uma escola muito judiada, por iniciativa de uma professora, mas logo se espalhou. Por que não adotar uma coisa parecida nas escolas de Curitiba e da região metropolitana? Acho que os pais estão prontos para ajudar."

Publicidade

Manoel dos Santos Oliveira, 43 anos, servente de pedreiro, morador de Araucária.

Carga perigosa

Em velocidade incompatível com a rua e a carga, um caminhão da prefeitura de Curitiba descia à toda a Rua Santo Celestino Coleto, no bairro Boa Vista, carregado de troncos e galhos, que pulavam perigosamente na carroceria. Quando viu aquilo de longe, uma motorista que trafegava em sentido contrário parou, assustada. Mal fez isso e um grande galho saltou na rua. Talvez tivesse caído em cima do seu carro. Sexto sentido. O motorista e o ajudante não pararam, certamente nem perceberam o que tinha acontecido. Custava passar uma corda sobre a carga?

Adeus, tranquilidade

Um grave acidente ocorrido na semana passada entre uma moto e um automóvel, na esquina das ruas Sete de Setembro e Rodrigues Alves, no Seminário, chama a atenção para a necessidade de uma intervenção no trânsito daquela vizinhança. Ali há uma escola de inglês com grande movimento em alguns horários. E o problema não é só naquele ponto. Antes tranquilas, as perpendiculares à Sete e à Silva Jardim estão bem movimentadas, com filas de carros e motoristas impacientes.

Publicidade

Almoço a um real

Uma nova unidade do Restaurante Popular de Curitiba – parceria entre a prefeitura e o governo federal – será inaugurada hoje na Rua da Cidadania da Fazendinha. A população da região terá acesso a almoço balanceado a R$ 1, como já ocorre no Centro e no Bairro Novo. O novo restaurante, que será mantido pela Ação Social do Paraná (ASP), tem capacidade de servir até mil refeições por dia.

Alô, voluntários

O Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe/PR) realizou uma parceria com a Construtora MRV e está precisando de professores voluntários para atuar no "Canteiro da Educação". Hoje são aproximadamente 80 alunos matriculados em quatro diferentes espaços. Faltam dois professores de Alfabetização para Jovens e Adultos, dois para Língua Portuguesa, quatro para História, quatro para Geografia, quatro para Inglês, dois para Matemática e dois para Ciências. Informações: (41) 3078-6933.

* * * * *

Publicidade

"Tome cuidado com seus hábitos. Quanto melhores eles forem, mais seguramente eles serão sua ruína", Holbrook Jackson, escritor e jornalista inglês.