• Carregando...
 | /
| Foto: /

Pessoas com deficiência podem participar de um mutirão de emprego em Curitiba, no próximo sábado (28). A iniciativa é da Universidade Livre para a Eficiência Humana (Unilehu), que atua com a inclusão no mundo do trabalho. São aproximadamente 90 vagas nos segmentos hospitalar, industrial, serviços e varejo. Quem pretende se candidatar, deve chegar ao local entre 8h15 e 8h45. Após esse horário, os portões serão fechados e os candidatos se dividem entre as entrevistas, separadas por salas conforme as áreas de interesse. Com o auxílio de empresas especializadas em recursos humanos, os candidatos podem sair de lá já contratados. “As seleções são de acordo com o perfil e a limitação que as pessoas possuem. Tentamos enquadrá-las em cargos compatíveis com a deficiência, para que tenham qualidade de vida. Depois, fazemos um acompanhamento com o gestor para o apoio aos selecionados”, explica a analista de RH e responsável pelo setor de Atendimento PCD da Unilehu, Samira Meneguine Crozetta. As vagas estão distribuídas entre as 43 empresas mantenedoras da instituição, dentre elas O Boticário, Electrolux, HSBC e os hospitais Vita, Nossa Senhora das Graças e Cruz Vermelha. Quem for ao mutirão – que ocorrerá na sede da Unilehu – deve levar a carteira de trabalho, obrigatoriamente. A Universidade Livre para a Eficiência Humana (Unilehu) localiza-se na Rua Tamoios, 1500, no bairro Portão. Mais informações pelo telefone (41) 3333-6921 ou por meio do site www.unilehu.org.br .

Orientação

A universidade presta suporte às empresas mantenedoras – que auxiliam a Unilehu financeiramente – na parte de seleção e faz capacitações com as equipes de inclusão e órgãos fiscalizadores. Além disso, é possível contratar, separadamente, mapeamento de acessibilidade, palestras, workshops, diagnóstico de inclusão, dentre outros serviços. Para as pessoas com deficiência, a entidade oferece cursos profissionalizantes, como os de idiomas, na área administrativa e de informática. Todos são gratuitos. Há ainda atendimento terapêutico e suporte para a pessoa lidar com a própria deficiência.

Anjos da inovação

Na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba, acontece no fim da tarde desta quinta-feira (26) a primeira reunião do ano da Rede Anjos, do Senai Paraná. O projeto reúne empresários interessados em investir – os “anjos” – em inovadores estreantes, com grande potencial de investimento. “É mais comum que essas startups sejam da área de T.I. [tecnologia da informação], mas buscamos negócios de base tecnológica, ou seja, com um produto inovador e que tenham uma tecnologia envolvida”, explica Mario Calzavara, do setor de empreendedorismo e capital inovador do Senai. Para os empresários, o investimento é financeiro; a ideia é que, em dois ou três anos, eles possam vender o montante adquirido por um valor até cinco vezes maior do que o investido. Interessados em fazer parte da rede podem comparecer à reunião, às 17 horas desta quinta, na Fiep, na Avenida Comendador Franco, 1342, no Jardim Botânico.

Bazar

O Centro de Ação Voluntária de Curitiba (CAV) realiza nesta quinta (26) e na sexta-feira (27) um bazar para vender itens de pesca, bolsas, ferramentas, canecas e acessórios. A iniciativa faz parte da campanha “Eu abraço o CAV”, que tenta reerguer financeiramente a instituição, que promove intercâmbio entre voluntários e organizações que precisam de ajuda. Apenas dinheiro será aceito como forma de pagamento. É preciso apresentar RG e CPF para a emissão do recibo. O bazar ocorre das 9h às 17 horas, na Rua Ébano Pereira, 359, no Centro. Mais informações pelo telefone (41) 3322-8076.

Trote da tinta solidária

Nesta quinta-feira (26), a partir das 8 horas, cerca de 200 calouros da Universidade Federal do Paraná (UFPR) vão promover um belo ato de cidadania: eles irão participar de um trote solidário. O grupo vai pintar os muros e as paredes da Escola Municipal Donatilla Caron dos Anjos, no bairro Uberaba, em Curitiba. Integrantes da Associação Comercial do Paraná (ACP) também devem comparecer ao evento e distribuir material informativo contra a pichação. O encontro é aberto à comunidade e aos interessados. O endereço da escola é Rua Alvorada, 460. Mais informações com a diretora da instituição, Diva Lippi, por meio dos telefones (41) 3296-4147 ou (41) 9970 2454.

Colaborou: Naiady Piva, especial para a Gazeta do Povo.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]