• Carregando...
 | Lorena Oliva Ramos/Arquivo pessoal
| Foto: Lorena Oliva Ramos/Arquivo pessoal

Os moradores do residencial Cosmos, no bairro Alto da XV, em Curitiba, tiveram uma grande surpresa nesta semana. Na segunda-feira, um pequeno palco foi montado no pátio do condomínio de prédios, mas ninguém sabia o que sairia detrás da cortina vermelha. A resposta veio às 20 horas de terça, quando o cantor Nando Reis (foto), ex-Titãs, surgiu com seu violão e cantou algumas músicas. O evento foi filmado e o vídeo poderá ser visto pela internet a partir de novembro, quando os Correios iniciam uma nova campanha que tem o astro como garoto-propaganda. E os curitibanos que participaram, é claro, esperam aparecer um pouquinho também.

Educação Trans

O projeto Educação Trans – desenvolvido pelas alunas de Jornalismo da UFPR Mariana Ceccon e Marina Mori – foi o primeiro colocado no Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, concurso de pautas aberto a estudantes de Comunicação Social e promovido há cinco anos pelo Instituto Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. A premiação ocorreu na terça-feira à noite, no Memorial da América Latina em São Paulo, durante a entrega do 35º Prêmio Herzog de Jornalismo. As estudantes investigaram o bullying sofrido por adolescentes travestis e transexuais, a evasão escolar desse grupo, a exploração sexual e a redenção de homens e mulheres trans no mundo do conhecimento. O trabalho pode ser conferido no site www.educacaotrans.com.br

Orientadores

O Educação Trans foi orientado pelo jornalista José Carlos Fernandes, da UFPR, e teve como tutor o jornalista premiado nacional e internacionalmente Mauri König. Participou da iniciativa o fotógrafo Alexandre Mazzo, autor de um ensaio fotográfico que registra o reencontro de transexuais com o ambiente escolar.

Os três profissionais atuam na Gazeta do Povo.

Rádio e pânico

Há 75 anos era veiculada pela primeira vez no rádio a peça A Guerra dos Mundos. Transmitida pela rede de rádio norte-americana CBS, a adaptação do romance de ficção científica publicado em 1898 por H.G. Wells causou pânico nos Estados Unidos, pois milhares de ouvintes acreditaram que a invasão alienígena narrada no rádio fosse real. A peça radiofônica foi produzida pelo ator e cineasta norte-americano Orson Welles. Considerado o programa de rádio mais famoso de todos os tempos, ele catapultou a carreira de Welles, então com 23 anos, que em seguida seria levado para Hollywood e produziria o filme clássico Cidadão Kane, considerado pelos críticos o mais importante filme norte-americano do século 20.

Acessibilidade

O Curitiba Trade Center, na Alameda Doutor Carlos de Carvalho, 417, no Centro de Curitiba, recebe hoje o 1º Simpósio sobre Novas Tecnologias a Serviço da Mobilidade da pessoa com deficiência. O evento, promovido pela empresa Freedom, tem entrada gratuita e é voltado tanto para lojistas que comercializam equipamentos quanto para as pessoas que os utilizam. Na programação estão previstas palestras sobre cuidados na hora de usar cadeiras de rodas, além de apresentações de outros equipamentos. Um representante do Banco do Brasil também estará presente para tirar dúvidas sobre programas de financiamento voltados à aquisição desses aparelhos e a pequenas obras dentro de casa para garantir a acessibilidade. Inscrições: vendas@freedom.ind.br, (41) 3016-3100 ou (41) 3018-0021. O simpósio ocorre das 16 às 21 horas.

Colaboraram: Rafael Waltrick e Helena Carnieri

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]