• Carregando...
 | Marco Lima/Gazeta do Povo
| Foto: Marco Lima/Gazeta do Povo

Presente nos principais parques de Curi­tiba, o esquilo brasileiro, conhecido também como serelepe, caxinguelê e outros nomes – os índios o chamam de cutipuru, ou cotia enfeitada –, não gosta muito de aparecer. Por isso não é tão fácil vê-lo e muito menos fotografá-lo, pois ele é ágil e vive saltando de galho em galho. Mas o repórter fotográfico Marco Lima conseguiu registrá-lo, e com algum tipo de amêndoa na boca. Era hora de almoço do bichinho...

População mais gorda

90% menos frutas, legumes, verduras e leite que o recomendado e 86% mais gorduras saturadas, essa a dieta básica dos brasileiros, levantada pelo IBGE. O brasileiro come também 68% menos fibras que o ideal e 61% de açúcar em excesso. O resultado é uma população obesa, inclusive entre os jovens.

Caliça nos olhos

Um motociclista que passava na sexta-feira ao lado da obra do Hospital Marcelino Champagnat, na Avenida Afonso Camargo, teve de parar a moto para limpar os olhos. Segundo ele, de repente "caiu um monte de cisco" da construção e o material atingiu seus olhos. Por um lado, deve ter faltado cuidado de alguém na construção, mas por outro o condutor da moto também estava errado, ao andar com a viseira aberta.

Estacionamento caro

Clientes de uma grande loja de departamentos do Bairro Boa Vista estão indignados com a nova política da empresa, que cobra taxa de estacionamento a não ser que seja feita uma compra mínima de R$ 20. A medida teria sido tomada porque muita gente deixava os carros no estacionamento da loja e atravessava a Avenida Paraná para usufruir dos serviços da Rua da Cidadania. Tudo bem, mas obrigar alguém a comprar alguma coisa que não quer também não é justo. Por que a empresa então não cerca a área de estacionamento?

Centro de problemas?

A prefeitura inaugurou recen­temente o Centro de Convi­vência João Dorvalino Bor­bana, que atende jovens e adultos mora­dores de rua. O centro fica na Avenida Vis­conde de Guarapua­va, 2.674, perto do IML e, segundo mo­­radores da área, está causando problemas. Uma moradora diz que "as pessoas já assistidas ou as que aguardam atendimento fa­­zem uso de drogas nas pro­ximi­­dades, abordando e as­­sustando moradores. Vizinhos e comer­cian­­tes concordam que a violên­cia aumentou após a presença dessas pes­soas", diz a leitora. "Pedimos mais policiamento na região ou a presença constante da Guarda Municipal", arremata.

Em defesa do idoso

Lei sancionada na semana pas­­sada, que altera o Estatuto do Idoso, fixa que os serviços de saúde públicos e privados se­­rão obrigados a notificar às autoridades competentes to­­dos os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra idosos. A obrigatoriedade passa a vigo­rar em 90 dias. Esse assunto, aliás, estará em destaque no II Simpósio de Direito Aplicado em Saúde, que integra as atividades do Encontro Paranaense de Saúde, que será realizado em Curitiba nos dias 18 e 19 de agosto, em iniciativa da Federação dos Hospitais (Fehospar).

Sempre pode melhorar

Programa voluntário que tem o objetivo de estimular atitudes simples do dia a dia, não só para a redução dos impactos ambientais, mas para melhorar a vida dos funcionários, de suas famílias e da comunidade, esse o mote do Projeto Pessoal para a Sustentabilidade (PPS) criado pelo Walmart. Hoje, mais de 52 mil funcionários (dos 87 mil que trabalham na empresa no Brasil) participam do programa, que aborda temas como alimentação, exercício, cigarro, água, energia e resíduos.

* * *

"Uma coisa bela nunca causa tanta dor quanto quando não se pode ouvi-la e vê-la."

Michelangelo, pintor italiano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]