• Carregando...

ANTES DE COMEMORAR O ANO-NOVO no dia 1.º de janeiro, a partir de 153 a.C., a data era festejada no dia 23 de março, com uma comemoração que durava 11 dias, na Babilônia. O período coincide com o início da primavera no Hemisfério Norte, época de plantio de novas safras.

AS PROMESSAS DE ANO-NOVO, tão tradicionais como as simpatias e rituais de passagens, são descumpridas há milênios. Os babilônios prometiam devolver aos amigos os equipamentos de agricultura emprestados para o plantio da safra que terminava.

O BEBÊ QUE SIMBOLIZA O ANO-NOVO é uma tradição adotada pelos gregos por volta do ano 600 a.C. A criança dentro do cesto simboliza o espírito da fertilidade e é uma homenagem a Dionísius – ou Baco, o deus do vinho.

VINTE ANOS ANTES DE O PROFESSOR VICTOR Ferreira do Amaral e Silva liderar um grupo de cidadãos notáveis para a criação da Universidade do Paraná, em dezembro de 1912, o estado já tinha um projeto sancionado em 15 de dezembro de 1892, que concedia ao historiador Francisco Rocha Pombo a autorização para a criação de uma instituição de curso superior na capital...

... A CONCESSÃO A ROCHA POMBO ou empresa por ele formada era de 50 anos e previa uma universidade com cursos de Direito, Letras, Comércio, Agronomia, Agrimensura e Farmácia. E a instituição chegou a lançar a pedra fundamental do prédio da Universidade, no Largo Ouvidor Pardinho. O início da Revolução Federalista, no RS, pode ter sido um dos empecilhos para a conclusão do projeto no Paraná.

O TEMPO É DE VERÃO, sol, praia e mar, um mar lamentavelmente cada vez mais poluído. Hoje, dois terços da população mundial mora a menos de 80 km do mar, o que inevitavelmente acaba contribuindo para a crescente poluição dos oceanos. Um exemplo da degradação: em 269 praias inglesas recentemente pesquisadas, constatou-se a existência de algum tipo de lixo em média a cada 50 centímetros, um aumento de mais de 80% em relação à década anterior. O alerta é do professor Niall Ferguson, da Universidade de Oxford, em artigo publicado no informativo de fim de ano da Associação Brasileira de Embalagem e Aço.

A GAZETA DO POVO AGRADECE e retribui as seguintes manifestações de boas-festas: Grupo Paulo Pimentel; O Boticário; Grupo Estado de S. Paulo; Luiz Antônio Negrão Dias, superintendente do Hospital Erasto Gaertner; Do Carmo Fortes; Machado Filho & Advogados Associados; Marly Batista de Oliveira, presidente da Organização Família Legal; Grupó Special Service; Angelo e Guta Volpi; Associação Franciscana de Ensino Bom Jesus.

O ANO DO SMILINGÜIDO – a formiguinha estrela da editora Luz e Vida – vai ter uma história diferente a cada dia. A editora lançou o livro Dia a dia com Smilingüido e sua turma, com 365 historinhas diferentes. Bondade, confiança, compreensão, respeito e amor ao próximo são temas abordados nas historinhas infantis.

* "Ano novo é o passado que se rejubila por poder reiniciar outra vez." (João Darcy Ruggeri)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]