• Carregando...

O DIA COMEÇOU COM UM "SCHONE OSTERN", na Alemanha; "Sreken Veligden", na Macedônia; "Joyeuses Paques", na França; "Kalo Paska", na Grécia; "Fouai Hwo Gie Quai Le", na China; "Eid-foss’h Mubarak", nos países árabes; "Sretun Uskrs", na Croácia; "Buona Pasqua", na Itália; e "Feliz Páscoa", no Brasil...

... DO HEBREU "PESCHAD", em grego "paskha" e latim "pache", a palavra Páscoa significa passagem, e, antes de ser considerada a principal festa cristã, já representava a transição do equinócio de primavera ou vernal – 20 ou 21 de março no Hemisfério Norte e 22 ou 23 de setembro, no Sul.

OS SÍMBOLOS QUE CERCAM A páscoa têm origens diversas. O ovo, por exemplo, que representa a vida e a renovação, já está presente no ritual de antigos povos pagãos, que reverenciavam Ostera, a Deusa da Primavera, cuja imagem a retrata com um ovo nas mãos enquanto observa um coelho, símbolo da fertilidade.

OVOS ENFEITADOS COMO PRESENTE de Páscoa é uma tradição iniciada na Inglaterra, no século 10, durante o reinado de Eduardo I. O rei banhava ovos em ouro e os ofertava a amigos e aliados. Decorar ovos também faz parte da cultura ucraniana. O trabalho artesanal e minucioso feito em ovos de galinha, ganso ou codorna, significa boa sorte, fertilidade, amor e fortuna para quem os recebe.

CADA POVO TEM UMA MANEIRA ESPECIAL e um significado próprio para a Páscoa. Chineses celebram o Ching-Ming, que ocorre na mesma época. Os túmulos dos ancestrais são visitados e recebem refeições e doces em oferendas, o que os deixam satisfeitos com seus descendentes.

AS CRIANÇAS AMERICANAS começam a manhã de Páscoa com a caça ao ovo. Escondidos no quintal, em casa ou até em praça pública, em algumas cidades, a brincadeira só acaba quando os ovos de chocolate são encontrados. Por aqui, os ninhos onde o coelho vai depositar os doces presentes são preparados com muita alegria e expectativa pelas próprias crianças, em cestas de vime, madeira, papelão, com papel colorido picado ou palha. Também há caça ao ovo.

PUBLICITÁRIO FORMADO PELA UFPR e aluno do curso de Tecnologia em Artes Gráficas e de pós-graduação em Embalagem, Mauro Brustolin Iplinski é o autor da imagem vencedora para ilustrar o material gráfico do 16.º Festival de Inverno da UFPR. Mauro buscou inspiração na sua primeira experiência no evento, em 2002. Foram inscritos 162 trabalhos de todo o país. O cartaz vencedor pode ser conferido no site www.proec.ufpr.br/festival2006/

* Festival gastronômico, desfile de moda e show de humor. A programação ainda inclui sorteios e leilões. O evento promovido pelo colunista Nemécio Müller será no dia 19 de abril, quarta-feira, no Clube Curitibano. A renda será revertida ao Centro de Orientação e Controle de Excepcionais e a Escola de Educação Especial Nilza Tartuce. Informações pelo fone 3232-7279.

* "A religião outorga ao indivíduo a compreensão do significado de sua existência e de seu destino."(Anatole France)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]