• Carregando...

PARA AJUDAR a recuperar a auto-estima nacional: o Brasil pode ser dependente do gás da Bolívia, mas no futebol nós continuamos dando o maior gás neles. No ano passado, por exemplo, a CBF registrou 24 jogadores brasileiros transferidos para o país vizinho e 11 transferências de clubes bolivianos para o Brasil – quase todos de jogadores brasileiros repatriados. Um belo superávit de bola na balança comercial das quatro linhas. Dessas 35 operações, apenas 2 envolveram agremiações paranaenses: a vinda do colombiano Vladimir Marín para o Atlético e a contratação de Gerson Santos pelo Prudentópolis...

... ALIÁS, uma olhada nos dados da CBF sobre exportação de jogadores revela alguns nomes pouco conhecidos. Como o do Boca Júnior de Sergipe, que vendeu um jogador para o Blooming, da Bolívia. Ou o Sport Club Corinthians Alagoano, que enviou seus craques a 13 clubes de Portugal, 4 do Japão, 1 do México e até a 1 time do Azerbaijão. Será que eles não estão confundindo o Corinthians?

OS DADOS sobre a transferência de jogadores no ano passado mostram algumas outras estranhezas. O maior exportador de jogadores do estado é o Matsubara (pensou que ele não existia mais, é?). Pois em 2005 o clube enviou 24 jogadores para o exterior, sendo 22 para clubes no Vietnã. Ao todo, 26 clubes do Paraná mandaram alguém para fora do país...

... ALÉM DO VIETNÃ, outros destinos pouco usuais aparecem na lista. O Araucária Futebol Clube mandou um jogador para o sultanato de Brunei. O Sport Club Paraná, de Formosa do Oeste, mandou um jogador para o Atynou Atynou, do Casaquistão. O Londrina Junior Team S-S enviou três de seus homens para a Eslovênia – ou seja, respondeu sozinho por todas as transferências Brasil–Eslovênia.

UMA PAUSA que refresca: em 8 de maio de 1866, um farmacêutico americano de nome John Styth Pemberton inventou um xarope carbonatado, com um sabor peculiar. Pemberton começou a vendê-lo com diversos argumentos: cura para dor de cabeça, alívio para o cansaço, e até como auxiliar no tratamento de viciados em morfina (como ele próprio, aliás). O sucesso só veio depois que ele vendeu os direitos da bebida ao comerciante Asa Candler, que em 1887 criou uma empresa para produzir e vender o tal xarope. Era a The Coca-Cola Company.

O CONSELHO Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) realiza hoje, em parceria com o Instituto de Engenharia do Paraná, o evento "Oportunidades para as Engenharias na Construção da Nova Matriz Energética". As palestras ocorrem a partir das 18h15, no Cietep. Informações pelos telefones 0800-41-0067 (Crea) e 41 3322-9129 (IEP).

O EMPRESÁRIO Emílio Odebrecht, presidente do conselho de administração do Grupo Odebrecht, dá palestra no Teatro UnicenP, na quarta-feira.

* Uma curiosidade: o próximo eclipse do Sol ocorrerá em 22 de setembro. Será um eclipse anular – do tipo em que a coroa solar continua visível, em torno da sombra da Lua –, mas no Brasil será visto apenas como parcial.

* "A economia é extremamente útil como forma de emprego para os economistas." (John Kenneth Galbraith, economista americano, 1908–2006.)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]