• Carregando...

Era meia-noite de domingo na Alemanha quando o jogador Lúcio, zagueiro da seleção brasileira, começou a participar de um culto religioso. Não, não era nenhuma celebração entre os boleiros. Lúcio acompanhou pela internet o culto da Primeira Igreja Batista de Curitiba, com direito inclusive a uma participação on-line. Via Skype, programa que permite a telefonia via internet de banda larga, o zagueiro conversou com o pastor Paschoal Piragine Júnior. Os cultos on-line da Primeira Igreja Batista podem ser acompanhados ao vivo aos domingos, às 10h30 e às 19 horas, pelo www.pibcuritiba.org.br.

Dez acidentes em seis meses foram mais do que boas razões para a mobilização dos moradores das esquinas das ruas Ten. João Gomes da Silva e Myltho A. da Silva, no Mercês. Foram também a inspiração para o material que a agência Light Direct elaborou para a divulgação do protesto. Uma lanterna quebrada acompanha o folder com as informações sobre a manifestação, marcada para ocorrer das 11h30 à 13h30 desta quinta-feira. Inspiração mais do que verdadeira, já que a agência fica bem na esquina perigosa, e freqüentemente testemunha freadas e batidas que acabam com carros nas calçadas.

A eleição para a reitoria da UEPG, que será realizada hoje, passou por momentos tensos durante a campanha. Um comunicado distribuído nos departamentos da universidade revoltou professores e alunos. O texto alertava para a proibição de debates e discussões em sala de aula sobre o processo eleitoral da reitoria, proibindo cabos eleitorais de percorrerem a instituição sem a companhia dos candidatos.

... O documento trazia ainda as penalidades – incluindo processo administrativo – para quem não cumprisse a norma. Ambas as chapas concorrentes comentaram a determinação. Para a situação, o texto foi mal redigido. Para a oposição, foi uma forma de censura.

Escritores, contadores de história, compositores. A terceira idade não pode encerrar a fase intelectualmente produtiva do indivíduo. Hoje, os quatro paranaenses vencedores do prêmio Banco Real Talentos da Maturidade do ano passado estarão presentes no lançamento da versão 2006 do concurso, no Hotel Pestana, em Curitiba. A premiação, já na 8.ª edição, pretende justamente isso: mostrar a criatividade dos maiores de 60 anos. As inscrições podem ser feitas no site www.bancoreal.com.br/talentos.

A aldeia Caruguá, de Piraquara, na região metropolitana, vai trocar o lampião pela lâmpada elétrica. Cerca de cem índios guaranis vão receber hoje o projeto Luz para Todos, do governo federal. A chegada da energia é polêmica na aldeia e fora dela. A área, de 25 alqueires, doada por um morador da cidade, começou a ser ocupada em 1999, com índios provenientes da região de Mangueirinha. Estavam cansados da interferência do homem branco, de acordo com o cacique. A luz vai colocar geladeira e televisão na rotina de quem vive de pesca e artesanato.

Refeição barata – mas nem sempre rápida – vendeu como água durante o jogo do Brasil contra Gana, ontem. Em uma loja de comida árabe no centro da cidade, o movimento permitiu até abuso no atendimento aos clientes. No intervalo do jogo, uma moça tentava fazer seu pedido quando foi barrada na porta pela uma atendente. Sem maiores explicações ou o mínimo de educação.

* O grupo folclórico português Alma Lusa e as Sociedade Portuguesa 1.º de Dezembro realizam o 45.º Festival de Etnias do Paraná, no próximo domingo, dia 2. As apresentações serão no Teatro Guairinha, a partir das 20h30.

* "Acabamos sempre por desprezar os que compartilham as nossas opiniões com demasiada facilidade."(Jules Renard).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]