• Carregando...

Oito horas da manhã de quinta-feira. Um mendigo caminha pelo leito quase seco do Rio Bigorrilho, no trecho em que ele corre, canalizado, pela Rua Saldanha Marinho. O homem caminha tranqüilamente onde antes havia água, escolhe um local mais "confortável", senta e come seu pão. Só precisou desviar de algum resto de água que empoça as partes mais baixas do leito do Bigorrilho.

Por falar em rios, está cada vez mais difícil encontrar um curitibano que saiba os nomes dos rios da cidade. O Rio Bigorrilho, por exemplo, que é um afluente do Rio Ivaí, é muito confundido com o Rio Belém.

Um grande shopping de Curitiba adotou a aromatização de ambiente como mais uma atração em seus corredores. Não importa qual vitrine se contemple, o perfume é o mesmo: essência de eucalipto. Nada mal, antes assim do que qualquer outro odor menos agradável. Mas há alguns inconvenientes... além de pasteurizar o ambiente — tudo fica com o mesmo cheiro, de loja de sapato a cafézinho —, torna-se um pouco enjoativo. Os clientes ainda têm a opção de ir embora em caso de desconforto. Mas funcionários e vendedores são obrigados a inalar o tal perfume o dia inteiro...

Um bar no Juvevê instalou cintos no balcão para segurar os clientes que exageram na bebida e balançam perigosamente sobre as banquetas. Muita gente usa, felizmente, só de brincadeira.

A Fundação Pró-Renal participa da Feira de Serviços e Cidadania, que vai de hoje até 7 de setembro, das 9 às 17 horas, na Praça Nossa Senhora da Salete, em frente ao Palácio Iguaçu. A Pró-Renal fará verificação da pressão arterial e orientação de prevenção por fatores de risco para doença renal. Pessoas com risco para desenvolver uma doença renal (principalmente diabéticos, hipertensos e pacientes cardíacos) serão submetidas a exames parciais de urina. Os resultados destes exames serão divulgados na hora e quem apresentar alterações na urina será orientado a realizar avaliação médica em uma unidade de saúde.

Associação de Apoio à Dermatite Atópica faz amanhã uma reunião pública para esclarecer dúvidas sobre a doença. Será às 9:30, no CRE metropolitano (Saúde Pública) da Rua Barão do Rio Branco 465. Os organizadores pedem para os interessados confirmarem presença pelo telefone: 3304-7558.

Os 295 ônibus novos que entrarão nas linhas do transporte coletivo da cidade até o fim do ano têm bancos para idosos, gestantes e deficientes pintados de vermelho, em contraste com os bancos cinza para os demais passageiros. A Urbs espera que a diferença de cores, além dos adesivos que alertam para a reserva dos lugares, incentive o respeito aos mais velhos, às mulheres grávidas e aos portadores de necessidades especiais. Em todos os ônibus da cidade, 20% dos bancos são reservados para idosos, gestantes e deficientes.

* "A quem te pedir um peixe, dá uma vara de pescar. Pensando bem, não só a vara de pescar, também a linhada, o anzol, a chumbada, a isca, apontar um poço piscoso e ensinar a paciência do pescador. Antes que tudo isso se fizesse o desvalido não morreria de fome?"(Cora Coralina)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]